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quarta-feira, 1 de julho de 2020

HISTÓRIA - 1º ANO A, B,C e D - 01/07/2020


Colégio Estadual Fausto Cardoso
Turma/Série: 1º série A, B, C e D - Ensino Médio
Disciplina: História
Professor: Antonio José dos Santos Junior
Tema: História, cultura, patrimônio e tempo


Contagem do tempo na História



Divisão da História 


Tempo cronológico e tempo histórico
O tempo cronológico é definido como o tempo contado por meio de relógios ou calendários. É basicamente, o nosso dia a dia,  aquele horário e dia que marcamos aquela reunião, a ida para a escola. Ou, ainda, o nascimento de alguma criança, a morte de uma parente querido.

O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.

Como nem sempre o tempo cronológico e o histórico coincidem, existem povos que vivem diferentes momentos históricos no mesmo tempo cronológico. Exemplo: apesar de vivermos numa sociedade informatizada, várias pessoas ainda não tem acesso a essa tecnologia.

A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.

A contagem do tempo histórico
O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.



Além do calendário cristão, existem outros tipos de calendários que têm origem religiosa. No calendário judaico, por exemplo, o marco inicial é a data em que, para os judeus, Deus criou o Universo. Esse fato teria ocorrido no ano 3760 a.C. do calendário cristão. Os muçulmanos, por sua vez, estabeleceram a Hégira como marco inicial do seu calendário. A data corresponde à saída do profeta Maomé da cidade de Meca em direção a Medina, ocorrida no ano 622 do calendário cristão.

Entendendo as convenções para contagem de tempo
Para identificar um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operações matemáticas simples. Observe.

Se o ano terminar em dois zeros, o século corresponderá ao(s) primeiro(s) algarismo(s) à esquerda desses zeros. Veja os exemplos:
ano 800: século VIII
ano 1700: século XVII
ano 2000: século XX

Se o ano não terminar em dois zeros, desconsidere a unidade e a dezena, se houver, e adicione 1 ao restante do número, Veja:

ano 5:               0+1= 1                       século I
ano 80:             0+1= 1                       século I
ano 324           3+1=4                         século IV
ano 1830         18+1=19                     século XIX
ano 1998         19+1=20                     século XX
ano 2001         20+1=21                     século XXI

A divisão do tempo em períodos
Outra unidade de medida criada pelos estudiosos é o período. Cada um deles corresponde a uma longa extensão de tempo em que as sociedades humanas apresentaram determinadas características marcantes, diferentes das de outros períodos.

A periodização mais utilizada em livros de História foi criada por estudiosos europeus no século XIX. Eles dividiram a História em cinco períodos: Pré-história, Idade Antiga (ou Antiguidade), Idade Medieval, Idade Moderna e Idade Contemporânea (observe a linha do tempo no fim desta página e da seguinte). Muitos estudiosos criticam essa divisão porque ela leva em consideração apenas os acontecimentos da história europeia e anulam a história de outros povos. Também apontam que essa divisão pode dar a impressão de que o modo de vida dos europeus teria permanecido o mesmo em cada período – por exemplo, durante os mil anos do período medieval –, o que seria um grande erro.




Por fim, o termo Pré-História também é criticado, pois o marco que separaria a História da Pré-História seria o surgimento da escrita. Hoje, esse critério perdeu o sentido, pois é consenso entre os historiadores que desde que os seres humanos surgiram existe história, independentemente de essa história ter ou não registro escrito.

REFERÊNCIAS
Mota, Myriam Becho. História : das cavernas ao terceiro milênio / Myriam Becho Mota, Patrícia Ramos Braick. – 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.

Liks sobre o assunto trabalhado nesta aula:
Tempo histórico. Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/. Acesso:24/06/2020
Contagem do tempo na História. Disponívem em: https://www.youtube.com/watch?v=KQEB03l5wmw. Acesso: 24/06/2020.

Conceito e Divisao da História. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_Gm6vFYKgTs. Acesso: 24/06/2020.

ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Entregar para o professor via whatsapp ou formulário google, ate o dia 14/07/2020
A partir do texto e vídeoaulas acima,  e do links para pesquisa indicados pelo professor, responda as questões abaixo.

1. Estabeleça a diferença existente entre o tempo cronológico e o tempo histórico.
R__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. “O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.”
A patir do texto acima, marque a resposta CORRETA.

a)Embora o calendário cristão seja hoje adotado em âmbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendário próprio.
b)O calendário cristão foi adotado universalmente porque, sendo solar, é mais preciso que os demais.
c)A religião não foi determinante na definição dos calendários.
d) A calendário cristão tornou-se dominante por sua antiguidade.

3. Qual século corresponde o ano (1888) em que o Brasil aboliu a escravatura?
a) Século XVII
b) Século XVIII
c) Século XIX
d) Século XX

4. Em que ano a Idade Média finalizou?
a)1453
b)1454
c)1455
d)1452

5. “É preciso advertir desde já que esse sistema quadripartite — Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea — de organização da história universal é francês. Em outros países, o passado está organizado de modo diferente, em função de pontos de referência diferentes.”
CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre a História e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995. p. 93. Adaptado.
Segundo o texto, a divisão da História em períodos:
a) apresenta marcos que correspondem a eventos importantes que ocorreram na Europa.
b) corresponde às experiências vividas por todos os povos do mundo ao longo do tempo.
c) é a única maneira de estudar o passado das sociedades que desenvolveram a escrita.
d) representa a grande valorização da cultura oriental pelos historiadores europeus.