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quinta-feira, 6 de agosto de 2020

1ª Série/Ensino Médio - IV AULA REMOTA DE MATEMÁTICA



  
Intervalos de números reais


O que são intervalos reais?

Você deve se lembrar de que a teoria dos conjuntos explica a organização de elementos em agrupamentos e suas características. Um conjunto numérico é a notação matemática que simboliza que determinados valores ou elementos algébricos estão contidos ou não em determinado grupo. Usamos uma letra maiúscula para representá-los: A, B, C etc.

Como o próprio nome indica, a classificação de números reais também faz parte do que aprenderemos aqui. Quando falamos nesse tipo de numeração, são englobados os seguintes conjuntos de números:

naturais: {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6…};
inteiros: { -2, -1, -, 1, 2, 3…};
racionais: {1/4, 1/2, 3/4, 5/3…};
irracionais: {√2, √3, √5 , √7, π…}.

Sendo assim, quando falamos nesses intervalos estamos nos referindo a uma continuidade de números reais que se encontram em um determinado grupo. Portanto, pode-se compreender um intervalo real como um tipo de conjunto composto por valores que estarão necessariamente contidos pelas regras descritas acima.


Intervalo fechado

Na reta real:



Significado: Engloba todos os elementos entre a e b, inclusive a e b.


Intervalo aberto

Na reta real:



Notação:
  
Significado: Engloba todos os elementos entre a e b, inclusive b mas não a.


Intervalos envolvendo infinito




Notação:
  
Significado: Engloba todos os elementos menores do que a , inclusive a.

Notação: 

Significado: Engloba todos os elementos menores do que a  mas não engloba a.



União e Intersecção

União de intervalos
Símbolo: U

Conceito: a união de intervalos inclui todos os elementos de cada um dos intervalos, mesmo que o elemento apareça apenas em um deles. É a “junção” de todos os elementos dos intervalos em questão. A ideia é: “se constar em qualquer um dos intervalos, constará também no resultado”.

Intersecção de intervalos
Símbolo:

Conceito: a intersecção de intervalos inclui apenas os elementos que constarem simultaneamente em todos os intervalos. É a análise do que há em comum entre todos os intervalos em questão. A ideia é: “se constar em todos intervalos, constará também no resultado”.

Ler  o assunto no livro didático páginas 35 e 36. 


Exercícios resolvidos sobre Intervalos

1) Dados os conjuntos A =  [1, 3[  e  B = ]2, 9], os conjuntos (A U B), (A B) e (A – B) são, respectivamente:

a) [1, 9],  ]2, 3[,  [1, 2]                             b) ]1, 9],  ]2, 3[,  ]1, 2]                c) ]1, 9[,  ]2, 3[,   ]1, 2]
d) [1, 9],  ]2, 3],   [1, 2]                            e) [1, 9],  [2, 3],  [1, 2]

Solução. Observando os intervalos e seus limites na reta numérica, temos:


OBS: 1) Na intersecção os extremos são excluídos porque 2 não está em B e 3 não está em A.
         2) Na diferença a extremidade 2 está inclusa porque pertence não pertence ao conjunto B.

2) Seja  A = ]1,3] e B = [2, 4[ , coloque os intervalos em forma de representação gráfica :
 


3)Coloque cada intervalo na forma de representação gráfica:
 


ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO

Responder no caderno as questões 62, 63, 64, 65, e 66 das páginas 36 e 37 do livro didático.