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segunda-feira, 14 de setembro de 2020

1º ano A, B, D - 1ª SEMANA - (HUMANISMO) - LÍNGUA PORTUGUESA (ASSUNTO E ATIVIDADE)

O que foi o Humanismo?



 

Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Muitos estudiosos nem o consideram como movimento literário por ele não possuir características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento moderno em ascensão (o Renascimento). Assim, é possível verificar, nas obras literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar da humanidade da época.

 

·         Influências

 

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.

Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a Peste Negra, que matou um terço da população da Europa.

Essa época foi marcada também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder, anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as mãos dos reis.

Outra influência importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso, que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos = homem – estaria no centro das realizações do universo humano).

 

→ Características do movimento

 

·         Teocentrismo x Antropocentrismo;

·         Separação entre a música e a poesia;

·         Cientificismo;

·         Descrição da figura humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções;

·         Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as mágoas do amor;

·         Descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;

·         Apoio aos valores cristãos e medievais.

 

→ Principais produções literárias

 

·         Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.

·         Crônicas históricas: tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.

·         Novelas de cavalaria: eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.

·         Textos teatrais: eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.

 

OUTROS VIDEOS:

 



 

 

REFERÊNCIAS:

 

RIGONATTO, Mariana. "O que foi o Humanismo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-foi-humanismo.htm. Acesso em 02 de setembro de 2020.

 

 

ATIVIDADES PARA AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM


1. Vimos que o Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana. São características do Humanismo, EXCETO:

a) Momento em que o antropocentrismo ocupa o lugar do teocentrismo.

b) É o período entre a Idade Média e o Renascimento.

c) descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;

d) Predomina o teocentrismo.

e) predomínio do cientificismo

 

2. INSTRUÇÃO: Para responder esta questão, considere o seguinte texto, sobre um aspecto essencial da cultura renascentista, no início da Idade Moderna.

 

“A postura dos humanistas valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”

(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São Paulo: Atual, 1985, p. 16) 

 

O autor destaca no texto especificamente qual característica do humanismo renascentista? Justifique.

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- Leia o fragmento adaptado do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente: (para responder as questões 3 e 4)

 

Vem um Corregedor carregado de autos judiciais e chegando à barca do inferno, com sua vara na mão, diz:

 

Corregedor: Hou da barca!

Diabo: Que quereis?

Corregedor: Está aqui o senhor juiz!

Diabo: Ó amador de perdiz (juízes acusados de aceitar subornos) gentil carga trazeis!

Corregedor: No meu ar conhecereis que não é lá do meu jeito.

Diabo: Como vai lá o direito?

Corregedor: Nestes feitos o vereis.

Diabo: Ora pois, entrai, veremos que diz nesse papel.

Corregedor: E onde vai o batel?

Diabo: No inferno o poremos.

Corregedor: Como? A terra dos demos há-de-ir um corregedor?!

Diabo: Santo descorregedor, embarcai, e remaremos!

Corregedor: ora entrai, pois que viestes.

Não está de acordo com as normas, não

Diabo: sim, sim, dá cá a mão

Remaremos um remo destes

Farei a conta que nascestes

Corregedor: Oh, renego da viagem

Não entendo esta barcagem, isto não pode ser

Diabo: entrai, entrai, corregedor

 

3. No Auto da barca do inferno, Gil Vicente critica a justiça, afirmando ser esta uma instituição conduzida por magistrados corruptos. Na sua opinião, quais são os grupos, instituições e organizações, mais importantes para o país? O que leva o povo a confiar em alguns e não confiar em outros?

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4. Pouco antes de entrar na barca o corregedor parece ainda não ter consciência da perda do prestígio e dos benefícios da sua profissão. Que pergunta do Corregedor justifica esta afirmação?

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5. Faça uma pesquisa e diga por que a poesia do Humanismo tem o nome de poesia palaciana.

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