Marcadores

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

5ª Aula de Filosofia da II Unidade-3◦ A,B,C e D

 *NIETZSCHE











                                                                         

      Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo e filólogo alemão que criticou a filosofia clássica, os valores da civilização ocidental, o idealismo metafísico, o cristianismo, a dicotomia entre bem e mal e a ideia de verdade. 

       Em sua filosofia, tratou sobre diversos temas, entre eles a filosofia, a religião, a moral, as artes e as ciências. Sua formação em Filologia foi muito importante em suas reflexões, pois se aprofundou no estudo da história das formas literárias e das instituições do pensamento clássico, passando a questionar os fundamentos da moral, do cristianismo e a cultura ocidental. 

        Ele valorizou a existência humana em sua plenitude e em seu caos, por meio da afirmação da vida e das potencialidades existenciais. É considerado por diversos historiadores um filósofo pré-existencialista, pois muitos de seus conceitos influenciaram os pensadores existencialistas. É um dos filósofos mais incômodos e provocativos, que propôs um questionamento sobre os dogmas e as "verdades" estabelecidas. 

       Sua filosofia se coloca para a ampliação das potencialidades existenciais, em favor da superação pessoal, para além de estruturas postas, para a criação de seus próprios valores. Questionou sobre a ideia de verdade e de objetividade, entendendo a verdade como uma criação. Sua filosofia influenciou o existencialismo, as filosofias pós-modernas, diversos filósofos do final do século XIX e vertentes filosóficas do século XX


        Na história da filosofia ocidental, desde Pitágoras, Parmênides e Sócrates, há uma desvalorização do corpo em detrimento da alma, do espírito. Platão, que é discípulo de Sócrates, desenvolve uma teoria filosófica onde o corpo é apenas um depositário da alma, sendo este pouco importante e transitório, desvalorizando a experiência mundana. 

        Nietzsche critica essa teoria por desenvolver uma moral de controle racional sobre o corpo, as paixões e sensações, numa tentativa de domesticar os seres humanos, tornando-o culpado e fraco. Ele, portanto, retoma a valorização do corpo, reconhecendo as experiências e os sentidos, as forças vitais e instintivas que foram renegadas pela razão durante séculos.

O Super Homem de Nietzsche

      Este novo homem na concepção de Nietzsche, é aquele que cria seus próprios valores afirmativos de vida, que não é condicionado pelos valores sociais de uma época. Seria um homem que teria a coragem de lidar a cada segundo da 




sua vida com o conflito de sua escolha sem colocar a culpa em outra pessoa, ou no destino ou ainda, em Deus.

     Cabe ressaltar que esta critica nietzschiana é feita a partir do homem ocidental. Segundo ele, o ocidente está impregnado de negação à vida e a sua exuberância.


ALGUMAS  FRASES DE NIETZSCHE


1. O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.

2. Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.

3. Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar.

4. As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

5. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.

6. O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.

7. É preciso saber perder-se quando queremos aprender algo das coisas que nós próprios não somos. 

Fonte:

https://www.ex-isto.com/2017/11/nietzsche-existencialismo.html

AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1) Na nossa cultura muitas vezes se atribui a Deus a responsabilidade por nossos atos,(foi Deus que quis...).De acordo com o texto,qual seria a opinião de Nietzsche  a respeito?


2)Explique seu entendimento sobre a frase: “O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”.