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terça-feira, 3 de novembro de 2020

QUARTA ATIVIDADE DE HISTÓRIA, 2ª SÉRIE C e D

 

                              Vídeo Aula sobre a Revolução Industrial



                  Continuação do conteúdo: Revolução Industrial

 

1.A situação das cidades

Com a expansão do trabalho fabril, as grandes cidades passaram a crescer desordenadamente, recebendo cada vez mais trabalhadores em busca emprego. As fábricas transformaram o ambiente urbano: a fumaça que saía das chaminés poluía o ar, enquanto os resíduos industriais eram despejados nos rios, contaminando suas águas.

Além do processo de crescimento demográfico, os salários e as condições de trabalho na indústria eram extremamente precários, levando os trabalhadores a viverem em condições terríveis. O alto custo de vida nas cidades, associado à baixa remuneração dos trabalhadores, acabou resultando no crescimento de grandes áreas de submoradia, onde as famílias viviam sob condições precárias de saúde, higiene e alimentação.

Esse processo de pauperização (empobrecimento) e exploração nas fábricas também foi responsável pelo surgimento de um novo ator político no cenário europeu: o movimento operário. Conscientes de sua situação, trabalhadores passaram a se organizar e reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração, bem como direitos vinculados a sua atividade profissional e situação social.

2.Movimento Operário

2.1.Ludismo (1812)

Movimento de quebra das máquinas pelos operários insatisfeitos com a exploração, com os baixos salários e com o desemprego. O líder do movimento era Ned Ludd e foi condenado à morte pelo governo inglês. Ficaram conhecidos como quebradores de máquinas.

2.2.Cartismo

Movimento político reformista dos trabalhadores britânicos cujo programa estava contido na Carta do Povo, redigida por Willian Lovett (líder) e encaminhada ao Parlamento;

Objetivos: Voto secreto e universal; Igualdade de direitos; Melhores Salários; Diminuição da Jornada de trabalho; Participação de representantes da classe operária no Parlamento e etc.

2.3.Trade Unions

Associações de operários que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho. O principal instrumento de luta das trade unions era a greve; Na segunda metade do século XIX evoluíram para os sindicatos.

3.Principais Consequências da Revolução Industrial

Divisão e especialização do trabalho; Oposição entre burguesia industrial e o proletariado fabril; Surgimento das linhas de montagem (Fordismo e Taylorismo); Expansão e consolidação do sistema capitalista; Progresso científico e tecnológico; Avanço dos sistemas de comunicações e transporte; Desenvolvimento industrial e urbano; Aumento do êxodo rural; Crescimento das cidades e da população; Surgimento de uma nova classe operária (proletariado); Aumento das lutas operárias; Expansão do imperialismo; Aumento das desigualdades sociais; Avanço dos impactos ambientais e etc.

4.Revolução Industrial no Brasil

Após a independência do Brasil aconteceram somente algumas iniciativas isoladas em instalar indústrias no Brasil. No começo do século XX, algumas fábricas têxteis surgiram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entretanto, a industrialização no Brasil só começou de fato em 1930, cem anos após a Primeira Revolução Industrial.

Durante o governo de Getúlio Vargas, a centralização do poder no Estado Novo criou condições para que o trabalho de coordenação e planejamento econômico começassem. Vargas enfatizou a industrialização por substituição de importações.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) desacelerou a industrialização no Brasil, uma vez que as importações de máquinas e equipamentos foram interrompidas. No entanto, o Brasil fundou em 1941 e 1942 a Companhia Siderúrgica Nacional e a Usiminas, respectivamente. Após a Segunda Guerra, o Estado retornou às suas atividades de investidor e impulsionou a criação de indústrias como a Petrobras (1953).

Material produzido pela professora Rita Cruz a partir de pesquisas nos seguintes sites:

https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/

https://www.stoodi.com.br/resumos/historia/revolucao-industrial/


ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Responder e entregar preferencialmente pelo Google Forms, clicando no link abaixo ou copiando perguntas e respostas a caneta no caderno e enviar a foto das atividades via Whatsapp da professora.

https://forms.gle/9UZgQZMxBHccuJae6

1.Segundo o historiador Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial "sob qualquer aspecto [este] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha". Com relação ao excerto acima, assinale a alternativa correta.

a) não ocorreram movimentos de resistência dos trabalhadores às novas formas de trabalho estabelecidas pela Revolução Industrial.

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) os trabalhos infantis e femininos não estavam presentes nas fabricas dessa época, já que eram proibidos pela legislação.

d) as inovações tecnológicas possibilitaram melhorias nas condições de vida das classes populares e redução das jornadas de trabalho.

e) constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas.

2.Assinale a alternativa correta sobre os movimentos de trabalhadores, na Inglaterra, que manifestaram seu descontentamento com os efeitos da revolução industrial no século XIX.

a) O ludismo foi uma organização que visava reunir os trabalhadores em sociedades de socorro mútuo.

b) O movimento ludista era voltado à destruição das máquinas e à exploração por elas causada.

c) Os niveladores defendiam a instalação de uma república que garantisse a existência de direitos iguais para todos.

d) O cartismo foi um movimento importante na década de 1830 e reivindicava somente o direito de voto para os trabalhadores.

e) Uma das consequências da Revolução Industrial foi a formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas “trade unions”, as quais promoveram a conciliação entre patrões e empregados

 3. Sobre as condições dos trabalhadores no início da revolução industrial, marque a alternativa correta.

a) As condições de trabalho e de higiene eram consideradas adequadas.

b) A exploração do trabalho infantil, mais barato e muitas vezes apropriado para o manuseio de pequenas peças, não foi uma característica da industrialização.

c) Os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção.

d) Melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

 4.A Revolução Industrial significou mudanças radicais, promovendo

a) oposição entre a burguesia e o proletariado, e revalorização mundial dos princípios mercantilistas e redução do processo de urbanização

b) aumento da produtividade, acelerada urbanização e equilíbrio geopolítico entre as nações europeias.

c) exploração de nova fonte de energia, modificações de estilos de vida e rejeição às práticas políticas imperialistas.

d) alteração no processo de produção, sujeição do proletariado ao capital e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

5. O processo de industrialização no Brasil foi iniciado de maneira mais consolidada:

a) pela Ditadura Militar, que se preocupou em mobilizar a mão de obra excedente das grandes cidades em função da ocorrência do êxodo rural.

b) pelos portugueses, que viam em sua colônia a potencialidade de produzir mercadorias maquinofaturadas para a metrópole.

c) pelo Governo FHC, que sentiu a necessidade de transformar o parque industrial brasileiro para atender ao mercado externo.

d) pelo Governo Vargas, graças aos efeitos sentidos pelo país frente à crise de 1929

 

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