I AULA REMOTA DE
MATEMÁTICA(3° Unidade)
Professora:
Evany de Carvalho 1ª
Série/Ensino Médio
Videoaula
sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=mzEGFoEenh8
Função quadrática ou
função polinomial do 2° grau
A função do
2º grau ou função quadrática é uma função de domínio real, ou seja, qualquer
número real pode ser o x e, a cada número real x, associamos um número da forma
ax² + bx + c.
Em outras
palavras, a função quadrática f é definida por:
Veremos, a
seguir, como calcular esse tipo de função, relembrando a fórmula de Bhaskara
para encontrar as raízes da função, além de conhecermos o seu tipo de gráfico,
seus elementos e como desenhá-lo com base na interpretação dos dados obtidos
pela solução.
O que é uma
função do 2º grau?
Uma função f:
R à → é chamada de função do 2º grau ou função quadrática quando existir a, b,
c € R com a ≠ 0, de maneira que f(x) = ax2 + bx + c, para todo x €
R.
Exemplos:
f(x) = 6x2
- 4x + 5 → a = 6; b = -4; c = 5.
f(x) = x2
- 9 → a = 1; b = 0; c = -9.
f(x) = 3x2
+3x → a = 3 ; b = 3 ; c = 0.
f(x) = x2
– x → a = 1; b = -1; c = 0.
Para cada
número real x, devemos substituir e realizar as devidas operações para
encontrar sua imagem. Veja o exemplo a seguir:
Vamos
determinar a imagem do número real -2 da função f(x) = 6x2 - 4x + 5.
Para isso, basta substituir o número real dado na função, assim:
f (-2) =
6(-2)2 – 4(-2) +5
f (-2) = 6(4)
+ 8 +5
f (-2) = 24 +
8 + 5
f (-2) = 37
Logo, a
imagem do número -2 é 27, resultando no par ordenado (-2; 37).
Gráfico da função
quadrática
Ao esboçar o
gráfico da função quadrática, encontramos uma curva, que vamos chamar de
parábola. Sua concavidade depende do coeficiente a da função f. Quando a função
tiver o coeficiente a maior que 0, a parábola terá a concavidade para cima;
quando o coeficiente a for menor que 0, a parábola terá a concavidade para
baixo.
Raízes da função
quadrática
As raízes de
uma função quadrática fornecem os pontos de intersecção do gráfico da função
com os eixos do plano cartesiano. Quando consideramos uma função quadrática da
forma y = ax2 + bx + c e tomamos inicialmente o x = 0, vamos
encontrar a intersecção com o eixo OY. Agora, se tomamos o y = 0, vamos encontrar
a intersecção com eixo OX, ou seja, as raízes da equação fornecem a intersecção
com o eixo X. Veja um exemplo:
a) y = x2
– 4x
Vamos tomar x
= 0 e substituir na função dada. Assim, y = 02 – 4 (0) = 0. Note
que, quando x = 0, temos y = 0. Assim, temos o seguinte par ordenado (0, 0).
Esse par ordenado fornece a intersecção com o eixo y. Agora, tomando y = 0 e
substituindo na função, vamos obter o seguinte:
X2
– 4x = 0
x.(x - 4) = 0
x’ = 0
x’’- 4 = 0
x’’ = 4
I ATIVIDADE DE
AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3ª UNIDADE)
Componente
curricular: Matemática 1ª Série/Ensino médio
Professora:
Evany de Carvalho Turmas: A, B, C, e D
Link de
videaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=_a-u1fOHyyM
1)Determine
os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo
das abscissas.
2)Qual é o
resultado da soma das raízes reais da função f(x) = x2 + 16x + 39?
a) 16
b) – 16
c) 10
d) – 10
e) – 13
3)Encontre o
valor de f(x) = x² + 3x – 10 para que f(x) = 0
4)Calcule o
valor de 5x² + 15x = 0 para que f(x) = 0