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quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

1° ano A, B, C e D (I ATIVIDADE REMOTA DE MATEMÁTICA) III UNIDADE

 

I AULA REMOTA DE MATEMÁTICA(3° Unidade)

 

Professora: Evany de Carvalho                                  1ª Série/Ensino Médio

Videoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=mzEGFoEenh8

 

Função quadrática ou função polinomial do 2° grau

 

A função do 2º grau ou função quadrática é uma função de domínio real, ou seja, qualquer número real pode ser o x e, a cada número real x, associamos um número da forma ax² + bx + c.

Em outras palavras, a função quadrática f é definida por:


Veremos, a seguir, como calcular esse tipo de função, relembrando a fórmula de Bhaskara para encontrar as raízes da função, além de conhecermos o seu tipo de gráfico, seus elementos e como desenhá-lo com base na interpretação dos dados obtidos pela solução.

O que é uma função do 2º grau?

Uma função f: R à → é chamada de função do 2º grau ou função quadrática quando existir a, b, c € R com a ≠ 0, de maneira que f(x) = ax2 + bx + c, para todo x € R.

 

Exemplos:

f(x) = 6x2 - 4x + 5 → a = 6; b = -4; c = 5.

f(x) = x2 - 9 → a = 1; b = 0; c = -9.

f(x) = 3x2 +3x → a = 3 ; b = 3 ; c = 0.

f(x) = x2 – x → a = 1; b = -1; c = 0.

 

Para cada número real x, devemos substituir e realizar as devidas operações para encontrar sua imagem. Veja o exemplo a seguir:

Vamos determinar a imagem do número real -2 da função f(x) = 6x2 - 4x + 5. Para isso, basta substituir o número real dado na função, assim:

f (-2) = 6(-2)2 – 4(-2) +5

f (-2) = 6(4) + 8 +5

f (-2) = 24 + 8 + 5

f (-2) = 37

 

Logo, a imagem do número -2 é 27, resultando no par ordenado (-2; 37).

 

Gráfico da função quadrática

Ao esboçar o gráfico da função quadrática, encontramos uma curva, que vamos chamar de parábola. Sua concavidade depende do coeficiente a da função f. Quando a função tiver o coeficiente a maior que 0, a parábola terá a concavidade para cima; quando o coeficiente a for menor que 0, a parábola terá a concavidade para baixo.

 




Raízes da função quadrática

As raízes de uma função quadrática fornecem os pontos de intersecção do gráfico da função com os eixos do plano cartesiano. Quando consideramos uma função quadrática da forma y = ax2 + bx + c e tomamos inicialmente o x = 0, vamos encontrar a intersecção com o eixo OY. Agora, se tomamos o y = 0, vamos encontrar a intersecção com eixo OX, ou seja, as raízes da equação fornecem a intersecção com o eixo X. Veja um exemplo:

 

a) y = x2 – 4x

Vamos tomar x = 0 e substituir na função dada. Assim, y = 02 – 4 (0) = 0. Note que, quando x = 0, temos y = 0. Assim, temos o seguinte par ordenado (0, 0). Esse par ordenado fornece a intersecção com o eixo y. Agora, tomando y = 0 e substituindo na função, vamos obter o seguinte:

 

X2 – 4x = 0

x.(x - 4) = 0

x’ = 0

x’’- 4 = 0

x’’ = 4

 

 

I ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3ª UNIDADE)

Componente curricular: Matemática                         1ª Série/Ensino médio

Professora: Evany de Carvalho                                 Turmas: A, B, C, e D

Link de videaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=_a-u1fOHyyM

 

1)Determine os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo das abscissas.

 

2)Qual é o resultado da soma das raízes reais da função f(x) = x2 + 16x + 39?

a) 16                     

 b) – 16                          

c) 10                       

  d) – 10                   

e) – 13

 

3)Encontre o valor de f(x) = x² + 3x – 10 para que f(x) = 0

 

4)Calcule o valor de 5x² + 15x = 0 para que f(x) = 0