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quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

3° ANO A (III ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 3ª UNIDADE)

 

III AULA REMOTA DE MATEMÁTICA (3ª Unidade)

 

Professora: Evany de Carvalho                                    3ª Série/Ensino Médio

                                                                                      Turma: A

Videoaula sugerida:  https://www.youtube.com/watch?v=RlmxpDPv9CA

 

Função ou distribuição de probabilidade


Por Que Começar com Probabilidade?

A probabilidade está em todo lugar!

Probabilidade é a ciência da incerteza. Portanto, sempre que houver alguma dúvida sobre um evento, os conceitos de probabilidade são envolvidos para estimar a probabilidade de um evento. Se queremos prever um resultado de uma variável que pode assumir um dos muitos valores disponíveis, precisamos envolver a matemática da probabilidade.

Portanto, podemos usar a teoria da probabilidade em diversas situações, seja em nossas vidas pessoais ou profissionais. A incerteza sempre estará lá, mas ela pode ser medida, pode ser gerenciada..

Será que realmente vai fazer sol amanhã? O preço das ações permanecerá o mesmo até amanhã? Quão certos estamos? Qual a probabilidade de recebermos uma ligação dentro de uma hora?

Por se tratar de um assunto extremamente importante, decidi iniciar a série de artigos com o assunto probabilidade. O meu objetivo é explicar os conceitos complexos de uma maneira simplificada. Posteriormente, também explicarei o assunto Estatística. Isso deve formar uma base para ajudar quem está começando em Ciência de Dados.

 

Conceitos Fundamentais


Vamos definir alguns conceitos fundamentais da Probabilidade:

O Que é Espaço de Probabilidade?

O Que é Uma Variável Aleatória?

As Regras de Probabilidade

O Que é Expectativa?

O Que São Variância e Covariância?

O Que São Distribuições de Probabilidade?


1- O Que é Espaço de Probabilidade?

O conceito de espaço de probabilidade forma a base da teoria das probabilidades, portanto é importante entendê-lo. Um espaço de probabilidade é usado para modelar experimentos. Existem três componentes em um espaço de probabilidade: espaço de amostra, eventos e medidas de probabilidade.


1.1. Espaço de Amostra

É um conjunto de todos os resultados possíveis. Um conjunto na matemática é uma coleção única de elementos. Por exemplo, o espaço de amostra ao jogar um dado é: S = {1, 2, 3, 4, 5 e 6}, pois o dado com 6 faces oferece 6 resultados possíveis sempre que o dado é jogado.

O espaço de amostra de um movimento do preço das ações pode ser S = {Aumenta, Igual, Diminui}. Como Aumenta é um elemento de S, podemos escrever como Aumenta S.

Agora, a chave a lembrar é que o espaço de amostra pode ser um conjunto infinito. Por exemplo, a população de um país está mudando constantemente e é um número aleatório com um número infinito de possibilidades. Desde que você começou a ler este artigo a população do Brasil, por exemplo, já aumentou em algumas unidades.


1.2. Eventos

Em teoria das probabilidades, um evento é um conjunto de resultados (um subconjunto do espaço amostral) ao qual é associado um valor de probabilidade. Habitualmente, quando o espaço amostral é finito, qualquer subconjunto seu é um evento (i.e., todos os elementos do conjunto de partes do espaço amostral são definidos como eventos). Porém, esta abordagem não é a mais feliz quando se dá o caso em que o espaço amostral é infinito, particularmente quando o resultado é um número real. Assim, ao definir-se um espaço de probabilidade, é possível e muitas vezes necessário excluir certos subconjuntos do espaço amostral da associação a eventos.

Um baralho de 52 cartas tem um espaço amostral de 52 elementos, um associado a cada uma das 52 cartas. Um evento, todavia, é qualquer subconjunto do espaço amostral, incluindo qualquer singular elemento (um evento elementar, do qual há 52, representando as 52 possíveis cartas), o conjunto vazio (definido como tendo probabilidade 0) e o conjunto inteiro de 52 cartas, o espaço amostral inteiro (com probabilidade 1). Outros eventos são subconjuntos próprios do espaço amostral que contêm múltiplos elementos. Por exemplo, os potenciais eventos incluem:

“O 5 de Copas” (1 elemento),

“Um Rei” (4 elementos),

“Uma carta de Espadas” (13 elementos),

“Uma carta” (52 elementos).

Como todos os eventos são conjuntos, são escritos habitualmente entre chaves (ex: {1, 2, 3}).


1.3. Medidas de Probabilidade

Cada evento tem uma probabilidade atribuída a ele. A probabilidade pode ser qualquer valor de 0 a 1. A chave a ser observada é que é um número não negativo que não pode ser maior que 1. O valor de 1 implica que o evento é garantido, enquanto o valor de 0 significa que o evento nunca ocorrerá.

Como exemplo, jogar um dado justo e imparcial pode resultar em um dos 6 resultados possíveis e, portanto, cada resultado tem uma probabilidade de 1/6. Portanto, a probabilidade de obter 4 é P (4) = 1/6

Quanto maior a probabilidade de ocorrência de um evento, maior a medida de probabilidade.

A soma da probabilidade de todo o espaço amostral é 1. A probabilidade de um conjunto vazio é 0. Isso significa que nenhum resultado pode ocorrer.

Agora, um conceito importante é que a medida de probabilidade também é aditiva. Isso implica que, se quisermos calcular a probabilidade de um evento complicado, podemos adicionar as probabilidades de eventos simples que compõem o evento complicado.

Por exemplo, a probabilidade de um dado mostrar 1 ou 4 é 2/6 (1/6 para obter 1 mais 1/6 de obter 4).


2. O Que é Uma Variável Aleatória?

Geralmente encontramos os termos “mensuráveis” ou “observáveis” ao ler documentos financeiros. O termo observável representa uma variável aleatória em um experimento que pode ser medido.

Uma variável aleatória em si é uma função. Ele mapeia um espaço de estado para um conjunto de números; portanto, uma variável aleatória é um resultado de natureza aleatória. Cada resultado tem uma probabilidade associada a ele.

Para ilustrar, considere que o PIB de um país é uma variável aleatória. Pode ser considerado como uma função de muitas variáveis e constantes. Cada evento tem uma medida de probabilidade associada a ele.

O mundo está cheio de variáveis aleatórias. Por exemplo, dias da semana, as taxas de juros, as taxas de câmbio, o preço do ouro, etc. são todas variáveis aleatórias. Uma variável aleatória pode ser discreta ou contínua.


2.1 Variável Aleatória Discreta

Uma variável aleatória discreta é aquela que possui um conjunto finito de resultados possíveis. Esses resultados também podem ser contados infinitamente, mas a chave a ser observada é que a soma do conjunto finito de resultados deve ser 1.

Por exemplo, jogar dados, jogar uma moeda, dias da semana, cores em uma caixa de lápis específica, gênero, meses, dias do mês etc. são exemplos de uma variável aleatória discreta.


2.2 Variável Aleatória Contínua

Uma variável aleatória que não é discreta é uma variável aleatória contínua. Tem um conjunto infinito de resultados possíveis que não podem ser contados.

Por exemplo, as taxas de juros, as taxas de câmbio, o preço do ouro, a precipitação em milímetros etc. são exemplos de uma variável aleatória contínua.

Vou manter os artigos não muito longos e por isso continuaremos na Parte 2.


III ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3ª UNIDADE)

Componente curricular: Matemática                          3ª Série/Ensino médio

Professora: Evany de Carvalho                                 Turma: A

 Videaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=hlKUo3zcfYY

 

1) Pedro pergunta a Paulo se ele pode trocar uma nota de R$ 100,00 por duas notas de R$ 50,00. Paulo responde que tem exatamente R$ 200,00 na carteira em notas de R$ 50,00, R$ 20,00 e R$ 10,00, mas não sabe quantas notas tem de cada valor. Sabe apenas que tem pelo menos uma de cada valor. Considere que todas as distribuições possíveis de notas de R$50,00, R$20,00 e R$10,00 que podem ocorrer na carteira de Paulo sejam igualmente prováveis. A probabilidade de que Paulo possa fazer a troca pedida por Pedro é de:

a) 2/13

b) 4/13

c) 5/13

d) 6/13

e) 7/13

2)Uma moeda não tendenciosa é lançada até que sejam obtidos dois resultados consecutivos iguais. Qual a probabilidade de a moeda ser lançada exatamente três vezes?

(A) 1/8

(B) 1/4

(C) 1/3

(D) 1/2

(E) 3/4

3)Para disputar a final de um torneio internacional de natação, classificaram-se 8 atletas: 3 norte-americanos, 1 australiano, 1 japonês, 1 francês e 2 brasileiros. Considerando que todos os atletas classificados são ótimos e têm iguais condições de receber uma medalha (de ouro, prata ou bronze), a probabilidade de que pelo menos um brasileiro esteja entre os três primeiros colocados é igual a:

(A) 5/14

(B) 3/7.

(C) 4/7.

(D) 9/14.

(E) 5/7

4)Considere o seguinte jogo de apostas:

Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números disponíveis, serão sorteados apenas 6.

O apostador será premiado caso os 6 números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele numa mesma cartela.

O quadro apresenta o preço de cada cartela, de acordo com a quantidade de números escolhidos.


Cinco apostadores, cada um com R$ 500,00 para apostar, fizeram as seguintes opções:

Arthur: 250 cartelas com 6 números escolhidos

Bruno: 41 cartelas com 7 números escolhidos e 4 cartelas com 6 números escolhidos

Caio: 12 cartelas com 8 números escolhidos e 10 cartelas com 6 números escolhidos

Douglas: 4 cartelas com 9 números escolhidos

Eduardo: 2 cartelas com 10 números escolhidos

Os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados são:

a) Caio e Eduardo

b) Arthur e Eduardo

c) Bruno e Caio

d) Arthur e Bruno

e) Douglas e Eduardo

 

Dica: Usar nessa questão a fórmula de combinação simples para verificar a probabilidade de ganho de cada apostador.

Cn,p = n!/p!.(n – p)!