Marcadores

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 3ª ETAPA - 3ª SEMANA - ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE MENTAL E PANDEMIA.

ESCOLA ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

PROFª GRASIELA SILVA     22/12/20

EDUCAÇÃO FÍSICA – TODAS AS TURMAS

3ª ATIVIDADE

TEMA: EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

A pandemia do coronavírus e a quarentena contribuíram para que muitas pessoas parassem para repensar sobre o cuidado com a nossa saúde não apenas do ponto de vista físico, mas também mental. A ciência já revelou que o isolamento social, a instabilidade financeira, a falta de previsões e o medo da covid-19 são alguns dos fatores que podem levar a sintomas depressivos, crises de ansiedade, síndrome do pânico e dificuldades para dormir, que, claramente, reduzem a qualidade de vida de qualquer pessoa. Dados também apontam a tendência a comportamentos sedentários na população durante esse período de quarentena. É importante traduzir o impacto desses dados, uma vez que o Ministério da Saúde alerta que três a cada 100 mortes registradas em 2017 podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo, que está associado ao aumento de muitas doenças crônicas, como infarto, AVC e diabetes, além de problemas respiratórios e psicológicos

 Praticar exercícios físicos regularmente é muito importante para cuidar da saúde do corpo e da mente. Do ponto de vista da manutenção da saúde mental, estudos já comprovaram que doses diárias de exercícios realizados de forma consistente aliviam o estresse, melhoram os distúrbios de sono, a oxigenação cerebral e funcionamento do cérebro. A partir de um ponto de vista biológico, vale destacar que há neurotransmissores liberados com a prática e o corpo se beneficia de forma geral.

Além disso, estudos revelam que o exercício físico estimula o crescimento de novas células do cérebro, ajudando no processo de memória e tomada de decisão e de forma geral, interrompendo o ciclo de pensamentos e emoções negativas. Diante de todos esses benefícios, para se manter com mais sanidade mental, a dica da ciência é estar sempre em movimento! A meta para quebrar o sedentarismo ainda vale na pandemia: realizar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Para isso, você pode investir em caminhar dentro de casa, subir e descer escadas e fazer exercícios com o peso do corpo, que podem se somar nessa equação.

Lembre-se que quanto mais tempo você permanecer sentado na sua rotina diária, maiores são as chances de estar prejudicando diretamente seu estado de saúde, tanto do ponto de vista físico quanto mental.

Conecte seu corpo e mente: A atividade física aumenta a oxigenação cerebral, elevando a quantidade de endorfinas --substâncias químicas que dão a sensação de felicidade. Dessa forma, não é de surpreender que as pessoas que cuidam da sua saúde com exercícios e uma boa alimentação também tendem a desfrutar de um nível de agilidade mental. Além do mais, uma rotina de exercícios auxilia na prevenção da depressão, redução do estresse e ter uma visão mais positiva da vida.

Inclua exercícios para a mente: Exercícios mentais são também super benéficos, pois, certos exercícios de treinamento em memória, como caça-palavras ou quebra-cabeças, podem aumentar a capacidade de raciocinar e resolver novos problemas.

Medite: Enquanto o exercício é bom para o cérebro e o corpo, a meditação, em conjunto com outros métodos, é uma maneira alternativa de melhorar a saúde mental, acalmando a mente e permitindo que você resolva problemas de uma maneira mais relaxada.

Aprenda a parar um pouco: Você pode pensar que realizar multitarefas permitirá que você faça mais coisas ao mesmo tempo, mas na verdade cria mais problemas do que resolve. O foco em uma tarefa de cada vez melhorará sua concentração e o ajudará a ser mais produtivo.

Seja positivo: A afirmação positiva é uma via para o aumento da proficiência mental. A afirmação, ou falar consigo mesmo de maneira positiva, envolve o fortalecimento de vias neurais para elevar sua autoconfiança, bem-estar e satisfação a um nível superior. Lembre-se de que você não precisa ser perfeito. Defina metas para o que você deseja melhorar e comece pequeno para evitar ficar sobrecarregado.

Tente algo diferente: Novas experiências também podem colocá-lo no caminho da aptidão mental. Você pode adaptar novas abordagens ao seu dia a dia de várias maneiras, como experimente novos alimentos, tente novas maneiras de realizar tarefas rotineiras, mude o ambiente de trabalho de vez em quando e, quando for sair para o supermercado, por exemplo, teste ambientes diferentes. Em essência, interromper sua rotina pode ajudar a manter seu cérebro saudável.

Leitura para relaxar: A leitura é ótima para o seu cérebro. Enquanto você lê esta frase, seu cérebro está processando cada palavra, lembrando o significado instantaneamente. Além da mecânica, a leitura ajuda a visualizar o assunto nas páginas à sua frente e a imaginar como as vozes soam no diálogo escrito. Isso também pode ser uma ótima técnica de relaxamento.

Aproveite o tempo:  A aptidão mental não precisa ocupar muito do seu tempo. Passar alguns minutos nele todos os dias pode ajudá-lo a se sentir melhor e a pensar com mais clareza. Lembre-se de que o relaxamento e a visualização são tão importantes em um treino mental quanto as atividades mais energéticas, como exercícios de memória ou jogos

Disponível: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2020/08/04/pandemia-e-saude-mental-e-como-a-atividade-fisica-pode-me-ajudar.htm

 

QUESTÕES

 

1-               O texto aponta dados de alguns estudos realizados no período da pandemia, sobre eles podemos afirmar:

I-                 Alguns fatores influenciam nos casos depressivos: o isolamento social, a instabilidade financeira, a ausência de expectativa e o medo da covid-19.

II-               O isolamento social contribuiu para o aumento do sedentarismo. 

III-              Doses diárias de exercícios físicos aliviam o stress e melhoram os distúrbios do sono.

a)               Todas estão erradas

b)               II e III estão corretas

c)                Todas estão corretas

d)               Somente a III está correta.

 

2-Sobre a relação Atividade física e saúde mental assinale o que for correto:

A prática regular de exercício físico estimula o crescimento de novas células do cérebro que ajudam na memorização e no estímulo da felicidade.

 

ASSIM,

 

Há um aumento da oxigenação cerebral e, portanto, de endorfina, o hormônio da felicidade

a)               As duas afirmações estão corretas e a segunda complementa a primeira

b)               As duas estão erradas

c)                Apenas a segunda está correta

d)               As duas estão corretas, mas não têm relação entre si.

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES DE NÚMEROS 3, 4 E 5 A PARTIR DO QUADRO: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE MENTAL.

 

3-               São benefícios relacionados à prática de atividade física e saúde mental. Exceto:

a)               Aumento da concentração de noradrenalina e serotonina que juntas influenciam no humor.

b)                Aumenta a química no cérebro que suporta e evita a degeneração do hipocampo

c)                Ajuda as pessoas com ansiedade a ficarem mais agitadas e, quanto mais agitadas melhor é o rendimento no trabalho.

d)               Ajuda na memorização e na capacidade de aprender novas coisas.

 

4-               A partir dos benefícios, associe corretamente:

A-               Aumento do poder intelectual

B-               Aproveite o ar livre

C-               Aumenta a felicidade

I-                 Auxilia na absorção da vitamina D que diminui a probabilidade dos sintomas depressivos

II-               Os exercícios liberam endorfina e aliviam os sintomas de depressão

III-              O exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais (neurogênese) e melhorar o desempenho do cérebro.

a)               A – II, B- I, C – III

b)               A – II, B – III, C – II

c)                A- I, B- III, C – II

d)               A- III, B – I, C – II

 

5-               João tem 33 anos de idade. Ele trabalha em uma empresa multinacional e, mesmo que suas atividades requeiram um tempo extenso de dedicação, ele mantém-se assíduo nos seus exercícios diários. Todos os dias ele corre em média 45 minutos e consegue ver um rendimento maior de suas ações no trabalho. 

 

 

 

 

 

Qual das afirmações embaixo não poderá estabelecer relação com a vida de João:


a)               Mesmo com uma elevada carga de trabalho, o João consegue ter uma noite boa de sono por causa do treino moderado que faz diariamente.

b)               Devido à prática regular ele apresenta uma maior produtividade e uma melhor interação social no seu local de trabalho.

c)                Todos os dias o João pratica atividade física antes do trabalho, mas sempre tem que parar o treino para não chegar atrasado ao trabalho. Isso o deixa sempre mau humorado, o que influencia nas relações pessoais.

d)               A prática de atividade física diária do João faz com que ele libere endorfina e chegue ao trabalho sempre disposto e bem humorado. Suas atitudes refletem-se nas boas relações e na construção de uma autoimagem positiva.

 

SUGESTÃO DE VÍDEO:


https://www.youtube.com/watch?v=rdwXZuWKJz0