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segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PROFESSOR REGINALDO / PORTUGUÊS / 3º ANO B

 Escola Estadual Fausto Cardoso

Turma: 3º ano   B       Data:  21/12/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo


Introdução da Semana da Arte Moderna

Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. ... Considera-se que a arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.

Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX.

Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.

No Brasil, essa corrente artística se consolidou com a Semana da Arte Moderna que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal da cidade de São Paulo.

Considera-se que a arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.A tela Operários (1933), de Tarsila do Amaral é um exemplo de obra modernista brasileira

Principais Características da Arte Moderna

A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico.

Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Assim, a arte também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade.

Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.

Suas principais características são:

·         Rejeição ao academicismo

·         Informalidade

·         Liberdade de expressão

·         Pontuação relativa

·         Aproximação da linguagem popular e coloquial

·         Figuras deformadas e cenas sem lógica

·         Abandono da representação das formas de maneira realista

·         Arbitrariedade no uso das cores

·         Urbanismo

·         Humor, irreverência

·         Estranhamento

 

Alguns artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922:

·         Mário de Andrade (1893-1945)

·         Oswald de Andrade (1890-1954)

·         Graça Aranha (1868-1931)

·         Tarsila do Amaral (1886-1973)

·         Victor Brecheret (1894-1955)

·         Plínio Salgado (1895-1975)

·         Anita Malfatti (1889-1964)

·         Menotti Del Picchia (1892-1988)

·         Ronald de Carvalho (1893-1935)

·         Guilherme de Almeida (1890-1969)

·         Sérgio Milliet (1898-1966)

·         Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

·         Tácito de Almeida (1889-1940)

·         Di Cavalcanti (1897- 1976)

Repercussão da Semana de 22

A crítica ao movimento foi severa, as pessoas ficaram desconfortáveis com tais apresentações e não conseguiram compreender a nova proposta de arte. Os artistas envolvidos chegaram a ser comparados aos doentes mentais e loucos.

Com isso, ficou claro que faltava uma preparação da população para a recepção de tais modelos artísticos.

Monteiro Lobato foi um dos escritores que atacou com veemência as ações da Semana de 22.

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.

Além dessa característica, os pronomes oblíquos possuem outra peculiaridade, eles podem ser classificados em pronomes oblíquos átonos e pronomes oblíquos tônicos. Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.


Pronomes pessoais: caso reto, oblíquos átonos e oblíquos tônicos

Hoje o Brasil Escola dedicou-se à produção de uma material que apresentará tudo o que você precisa saber sobre os pronomes oblíquos átonos. 

1) Objeto direto: quando complementam o sentido de um verbo transitivo direto (VTD).

Eu o esperei por anos.
Elas se amam.

- Se o verbo terminar em m, -ão ou -õe, os pronomes oaosas assumirão as formas nonanosnas.

Eles esperam-na impacientes.
As piores notas, eles sempre reservam e dão-nas aos alunos que pouco participam das aulas.
Pegue os livros e põe-nos no armário do seu avô.

- Se o verbo terminar em rs ou z, as terminações são retiradas e os pronomes oaosas assumem as formas lolaloslas.

Vamos esperá-lo na esquina.
Carlos sai com os cachorros todas as tardes e condu-los até o lago.

Se você quer dizer a verdade a eles, di-la.

- Se o VTD terminar em –mos e o objeto direto for nos ou vos, o do verbo deve ser retirado.

Esperamo-vos.
Recolhemo-nos bem cedo aos domingos.

2) Objeto indireto: quando complementa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI).

Ela não lhe obedeceu.
Eles se obedecem.

Obedecemos-lhes cegamente.

- Se o VTI terminar em -mos e se o objeto indireto for nos ou vos, o s do verbo deve ser retirado.

Perdoamo-nos.
Obedecemo-vos.

3) Adjunto adnominal: a construção sintática será verbo+ pronome oblíquo átono+ substantivo.

Roubaram-lhes os passaportes.
Cortaram-me as roupas no trote.

4) Complemento nominal: quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Sou-te fiel.
Tenha-me respeito.

5) Sujeito acusativo: quando o complemento de fazermandarverdeixarsentir ou ouvir for uma oração cujo verbo esteja no infinitivo ou no gerúndio.

Deixaram-me ficar naquele espaço.
Senti-a puxar minha bolsa.

Ouvi-os cantando diferente desta vez.
Mandei-o sair imediatamente.

Boa sorte e boa leitura !!


https://youtu.be/ZzVDzddj_9k - Link video aula Semana 22

https://youtu.be/SKdgWpYYx70 - Link video aula Pronome Oblíquo


ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

 

Após a leitura dos conteúdos apresentados, respondam a atividade que segue.

 

1ª) Sobre a Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:

a) É tida, por muitos estudiosos da literatura brasileira, como um divisor de águas na cultura nacional. A partir dela, os ideais modernistas ganharam visibilidade em todo o país.

b) À época, a Semana provocou grande comoção, sendo destaque em vários jornais, que dedicaram suas páginas à cobertura do polêmico evento que reuniu várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na arte e na cultura antes de 1922.

c) Não se conhece ao certo de quem partiu a ideia de realizar a Semana, contudo, sabe-se que, já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 – ano do centenário da Independência – uma ação dos artistas novos “que fizesse valer o Centenário!” (Palavras de Oswald).

d) A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

e) Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea. Para isso, era necessário entrar em contato com novas técnicas artísticas, expressas principalmente pelas vanguardas europeias.

2ª) a Semana da Arte Moderna, foi um evento que deu início ao movimento:

a)      a) Realista

b)    b)  Naturalista

c)    c) Pós modernista

d)    d) Modernista

e)     e) Parnasianista


3ª) A ideia da Semana da Arte Moderna era:

a)   Romper com as tradições do passado e criar novos padrões estéticos e artísticos para diversos campos da arte, como a literatura, a pintura, a escultura, a música, entre outros.

b)   Propor a continuação da tradição e o apego à literatura clássica, mas, ao mesmo tempo, deixou-se influenciar pelos movimentos de vanguarda que eclodiam na Europa no início do século XX.

c)   Comemorar o centenário da dependência com a Semana de Arte Moderna que ocorreu no dia 13 e 18 de janeiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

d)   Dificultar a propagação da arte popular nos meios de comunicação.

4ª) Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, assinale a opção INCORRETA:

a) Tinha como objetivo renovar o contexto artístico e cultural das artes em geral.

b) Os artistas pretendiam criar uma arte genuinamente brasileira.

c) Os artistas tinham liberdade criadora e romperam com o passado tradicionalista.

d) Os críticos tradicionais apoiaram os artistas modernistas.

e)      Surgiram grandes artistas e novos talentos.

5ª) Podemos citar grandes nomes da pintura e literatura, que participaram da Semana de 1922 respectivamente:

a) Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário e Oswald de Andrade;

b) Van Gogh, Monet e Mário, Oswald de Andrade;

c) Anita Malfatti, Monet, Mário de Andrade e Monteiro Lobato;

d) Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade e Monteiro Lobato;

e) Anita Malfatti, Van Gogh, Mário e Oswald de Andrade.

6ª) Leia atentamente as seguintes características; Uso de cores vivas; Influência do cubismo (uso de formas geométricas); Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica). São características de um dos grandes expoentes da Semana da Arte Moderna. Assinale a alternativa correta.

a)      Anita Mafaltti

b)      Di Cavalcanti

c)      Oswald  de Andrade

d)      Tarsila do Amaral

e)      Clarice Lispector

7ª) Observe a frase:  “É quase impossível enxergá-lo”.

 Na frase acima foi empregado corretamente o pronome oblíquo “o”. A frase que não se completa com esse pronome é:
a) Abracei - ---com entusiasmo.
b) Vi - ---ontem na esquina da rua.
c) Felicitei - --pela aprovação.
d) A ele, devolvi - ---- o documento.
e) O livro, entreguei - --- ao aluno.

8ª)  Leia atentamente: “Põe os livros sobre a mesa.” Substituindo os termos em destaque pelo pronome oblíquo correspondente, temos a seguinte opção correta:

a)      Põe-lhes sobre a mesma

b)      Põe-los sobre a mesa.

c)      Põe-nos sobre a mesa.

d)      Põe-no sobre a mesa.

e)      Põe-se sobre a mesa.

 

 

Boa Sorte pra vocês e uma semana de muita paz e muita luz!!!