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terça-feira, 8 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - TODAS AS DISCIPLINAS - 3ª UNIDADE - 08/12/20

 

ESCOLA ESTADUAL FAUSTO CARDOSO

PROFESSORA: GRASIELA SILVA

TODAS AS TURMAS    08/12/20

3ª ETAPA – 2 SEMANA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA – CAPOEIRA

 

CAPOEIRA: UM ATO DE RESISTÊNCIA:

 

A capoeira é herança de uma das páginas mais cruéis do livro da história do Brasil, a escravidão. É uma luta criada no Brasil por negros trazidos da África – a partir do século XVI – para trabalharem como escravos, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar.  A maior parte deles veio de Angola, país que também era colônia de Portugal. Várias referências a esse país podem ser escutadas nas músicas de capoeira.

 

A ORIGEM DA CAPOEIRA: Quando chegavam no Brasil, os escravos eram alojados em habitações chamadas senzalas, localizadas dentro das unidades de produção, como os engenhos de cana-de-açúcar, onde eram escravizados. Durante a escravidão, os negros eram comercializados e submetidos aos mais diversos tipos de violência pelos senhores do engenho; eram forçados a trabalhar de sol a sol e em condições desumanas. Com o objetivo de evitar fugas – o que poderia representar um grito de esperança para esses africanos – muitos deles eram acorrentados e castigos eram aplicados àqueles que tentassem escapar.

Para defender-se das violências dos capitães do mato, que tinham como atribuição capturar escravos fugitivos; e feitores, que eram aqueles que castigavam os escravos com comportamento “inadequado”, essa população começou a desenvolver a capoeira. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, a música foi utilizada como uma maneira de disfarce, dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança. Além disso, acredita-se que a prática da capoeira tinha como objetivo aliviar o estresse do trabalho e manter tradições africanas.

A prática da capoeira permitiu o condicionamento físico, a agilidade e o desenvolvimento dos sentidos. Desprovidos de outras armas, foi a partir dos golpes e dos movimentos de defesa da capoeira, ou seja, do próprio corpo, que esses escravos resistiam à bruta violência praticada pelos senhores do engenho, capitães do mato e feitores. Acredita-se que o nome capoeira seja derivado dos locais onde a capoeira era praticada, áreas de clareira ou mato ralo, no meio da mata.

 

DE CRIME À PATRIMÔNIO CULTURAL: Apesar de hoje a entendermos como parte da construção da identidade nacional, a capoeira foi explicitamente considerada crime em 1890 pelo Código Penal do Brasil, artigo 402, logo após a abolição da escravatura.

Quem fosse pego praticando a capoeira poderia ter pena de dois a seis meses de prisão. Mas antes mesmo da abolição da escravidão, no Código Penal da época imperial, a capoeira já se enquadrava na classificação de vadiagem e, portanto, já era entendida como crime. A habilidade corporal e a destreza dos capoeiristas, que poderia ser usada contra os seus repressores, além da possibilidade de uma rebelião escravista, são apontadas como razões para torná-la um crime.

Foi somente em 1937 que a capoeira deixou de ser considerada um crime e isso se deve, em grande medida, aos esforços do Mestre Bimba. Para afastar-se da imagem marginalizada que a capoeira tinha na sociedade, a luta começou a ser praticada em academias e este Mestre foi o criador da primeira delas, em 1932. Sua academia ganhou alvará de funcionamento em 1937 com a descriminalização da prática. Nesse mesmo ano, mestre Bimba chegou a fazer uma apresentação de capoeira para o então presidente Getúlio Vargas. A partir de então capoeira ganha status de esporte no Brasil. Desde 2014, a capoeira é considerada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.

 

DISPONÍVEL EM:

https://www.politize.com.br/capoeira-um-ato-de-resistencia/

 

CAPOEIRA DE ANGOLA:  Os negros vindos para o Brasil eram em sua maioria de Angola, diziam ser mais ágeis, por terem estatura mediana e por isto tinham mais aproveitamento no trabalho e no jogo da Capoeira. O nome “CAPOEIRA” deu-se pelo motivo dos escravos ao fugirem para as matas, cujo nome é Capoeira. Os senhores mandavam os capitães-do-mato buscarem os escravos, que os atacavam com pés, mãos e cabeça, dando-lhes surras ou até mesmo matando-os, porém os que sobreviviam voltavam para os seus patrões indignados. Então os Senhores perguntavam: -”Cadê os negros?” e a resposta era: – Nos pegaram na Capoeira”, referindo-se ao local onde formam vencidos.

A Capoeira no meio das matas era praticada como luta mortal, já nas fazendas ela era praticada como brinquedo inofensivo, pois ela estava sendo feita por baixo dos olhos dos Senhores de Engenho e dos Capitães-do-mato; e naquele momento se transformou em dança, pois ela precisava sobreviver, uma luta de resistência. O nome Capoeira Angola surgiu quando o Senhor de Engenho flagrava os negros jogando, ele dizia: -” Os negros estão brincando de Angola”. Movimentos muito raros nas fazendas. Com as fugas em massa das fazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa no meio das grandes matas, onde situavam-se os Quilombos.

Em 1888 a Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil e em 1890 baixou um decreto sobre a imigração que autorizava a entrada de africanos e asiáticos no País, somente mediante permissão do Congresso Nacional. A prática da Capoeira é incluída no Código Penal. Rui Barbosa decidiu queimar todos os documentos da escravidão no Brasil, mas a Capoeira resistiu apesar de ter sido usada por políticos para aterrorizar seus adversários. Ela sobreviveu e mais tarde transformou-se em cultura popular brasileira e com isto surgiram os grandes amantes da Capoeira Angola, como Besouro Mangangá, Valdemar da Paixão, Totonho de Maré, Cobrinha Verde, Canjiquinha, Caiçara, Atenilo, Nagé Traíra, Pedro Mineiro, Porreta, Sete Morte, Bento Certeiro e o famoso Vicente Ferreira PASTINHA, que escolheu a Capoeira como a sua maneira de viver, praticou e ensinou a Capoeira Angola por muitos anos e fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, em Salvador/BA.

 

CAPOEIRA REGIONAL: Afluente da Capoeira Angola, a Capoeira Regional é caracterizada pela agilidade de seus movimentos, bem como a variedade bem maior do que os da Capoeira Angola. Digo “afluente da Capoeira Angola” porque foi a partir dela que Manoel dos Reis Machado criou a Capoeira Regional. Inspirado nos movimentos da Angola mesclados com os do batuque, uma dança africana na qual o pai de Manoel dos Reis Machado, o senhor Luiz Cândido Machado era campeão, foi criada a “luta regional baiana”, um dos títulos que a capoeira regional teve.

O estilo regional de jogar capoeira é marcado pela rapidez de seus golpes e contra-golpes e pelo ritmo acelerado dos toques do berimbau, é importante lembrar que numa roda de capoeira regional somente um berimbau é tocado, acompanhado de apenas dois pandeiros, as palmas do povo da roda são batidas em três compassos.Os movimentos da Regional são diferenciados e mais variados dos da Angola e alguns dos mais rápidos e perigosos são: armada, queixada, meia lua de compasso, meia lua solta, bênção, martelo, arrastão, meia lua de frente, ponteira, pisão rodado, joelhada, banda de costas, arpão de cabeça, etc. As fases seguintes são, o Batizado que é o 1º jogo público do iniciante, onde ele recebe sua “corda” de iniciante, a formatura que é uma cerimônia para os alunos que já passaram da fase de iniciante e que já estão aptos a pegar graduação de instrutor, professor, etc.

 

DISPONÍVEL EM:

https://capoeiraibeca.com/familia-ibeca/a-capoeira/angola-e-regional/

 

QUESTÕES:

1.(ENEM-2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. (MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988).  Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

 

2. (ENEM – 2010) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia: Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses. (SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado). O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava:

a) a manutenção de parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana.

b) a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano.

c) o caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização.

d) a criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.

e) o poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada.

 

3- Observe a imagem abaixo:

 

Jogar capoeira ou dança da guerra (Rugendas, 1835)

Sobre a capoeira, é correto afirmar que:

a) era vista pelos senhores de engenho e pintores como uma inocente dança, o que explica o fato de nunca ter sido proibida.

b) surgiu no interior do Pará, a partir da integração entre negros alforriados e imigrantes japoneses praticantes de artes marciais.

c) se tornou famosa, a partir da década de 1950, com o interesse de lutadores norte-americanos pelos golpes mortais da luta.

d) é uma manifestação tipicamente rural, de origem negra e indígena e marcada pela integração entre luta, música e dança.

e) é uma tradição cultural afro-brasileira, o que pode ser percebido pelos instrumentos utilizados e pelos temas das canções.

 

4.(UEM-2018 / COM ALTERAÇÕES) Sobre a capoeira, patrimônio da cultura corporal brasileira, assinale o que for ERRADO.

a) A defesa de que nasceu no Brasil firma-se no fato de que, no continente africano e em outros países que receberam escravos desse continente não existe manifestação alguma que se assemelhe a ela.

b)   No   jogo   de   capoeira, cocorinha, negativa e   role   são   movimentos ofensivos diretos.

c)  Nasceu como luta de libertação dos escravos na época da colonização brasileira, sobreviveu em ruas e em praças, foi perseguida e considerada crime no Código Penal de 1890.

d)   Foi   institucionalizada   como   modalidade   esportiva   na   década de 1970 pelo Conselho Nacional de Desportos e atualmente é praticada em mais de 130 países

 

5.A capoeira regional apresenta algumas diferenças em relação a capoeira de angola. É característica da capoeira regional:

a) Ela na sua música não resgata a herança cultural dos escravos.

b) É uma atividade aberta a todos basta chegar e praticar sem a necessidade de uniformes ou faixas.

c) É uma capoeira menos rígida e mais livre com os mesmos elementos (golpes) da capoeira de angola.

d) Não utiliza o uso de instrumentos como o berimbau ou pandeiro, somente palmas.

e) Para fugir de qualquer pista que lembrasse a origem marginalizada da capoeira, eliminou a malícia da postura do capoeirista, colocando-o em pé.

 

SUGESTÃO DE VÍDEOS:

HISTÓRIA DA CAPOEIRA:


https://www.youtube.com/watch?v=0YX8Pe9I6YE

CAPOEIRA ANGOLA:https://www.youtube.com/watch?v=KcUHf2FnLlY&t=176s


 

CAPOEIRA REGIONAL: https://www.youtube.com/watch?v=SsY4Bz30fxw