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quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

1° ANO A, B, C e D (III ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA) 4ª UNIDADE

 

III AULA REMOTA DE MATEMÁTICA (4ª Unidade)

 

Professora: Evany de Carvalho                                   1ª Série/Ensino Médio

Link sugerido da videoaula : https://www.youtube.com/watch?v=1QfKsnynZMY

 

Trigonometria em um triângulo retângulo

 

A trigonometria no triângulo retângulo é o estudo sobre os triângulos que possuem um ângulo interno de 90°, chamado de ângulo reto.

Lembre-se que a trigonometria é a ciência responsável pelas relações estabelecidas entre os triângulos. Eles são figuras geométricas planas compostas de três lados e três ângulos internos.

O triângulo chamado equilátero possui os lados com medidas iguais. O isósceles possui dois lados com medidas iguais. Já o escaleno tem os três lados com medidas diferentes.

No tocante aos ângulos dos triângulos, os ângulos internos maiores que 90° são chamados de obtusângulos. Já os ângulos internos menores que 90° são denominados de acutângulos.

Além disso, a soma dos ângulos internos de um triângulo será sempre 180°.

Composição do Triângulo Retângulo

O triângulo retângulo é formado:

Catetos: são os lados do triângulo que formam o ângulo reto. São classificados em: cateto adjacente e cateto oposto.

Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.


Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa:

H2 = c2 + c2

Relações Trigonométricas do Triângulo Retângulo



As razões trigonométricas são as relações existentes entre os lados de um triângulo retângulo. As principais são o seno, o cosseno e a tangente.


Lê-se cateto oposto sobre a hipotenusa.


Lê-se cateto adjacente sobre a hipotenusa.



Lê-se cateto oposto sobre o cateto adjacente.

Exemplo:  Uma inclinação tem 40 metros de comprimento e forma com o plano horizontal um ângulo de 30º. A que altura está situado o ponto mais alto da inclinação?


Notamos que o triângulo indicado é retângulo e a distância percorrida representa a medida da hipotenusa deste triângulo e a altura do cateto oposto ao ângulo dado.

Portanto, usaremos o seno do ângulo para encontrar a medida da altura:

Ângulos Notáveis

Os chamados ângulos notáveis são aqueles que aparecem com mais frequência, a saber:




 

III ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM (4ª UNIDADE)

Componente curricular: Matemática                         1ª Série/Ensino médio

Professora: Evany de Carvalho                                   Turmas: A, B, C, e D

Link de videaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=-5Hz2mqNKiA

 

1)Um menino avista o ponto mais alto de um morro, conforme figura abaixo. Considerando que ele está a uma distância de 500 m da base do morro, calcule a altura (h) deste ponto.



Considere:

sen 20º = 0,34

cos 20º = 0,93

tg 20º = 0,36

 

a) 180 m

b) 181,3 m

c) 181,5 m

d) 182 m

e) 182,1 m


2) A figura abaixo representa um avião que decolou sob um ângulo constante de 40º e percorreu em linha reta 8000 m. Nesta situação, qual a altura que se encontrava o avião ao percorrer essa distância?

Considere:

sen 40º = 0,64

cos 40º = 0,77

tg 40º = 0,84


Notamos que o triângulo indicado é retângulo e a distância percorrida representa a medida da hipotenusa deste triângulo e a altura do cateto oposto ao ângulo dado.

a) 6720 m

b) 6160 m

c) 5120 m

d) 4720 m

e) 3130 m


3) Quando o Sol se encontra a 45º acima do horizonte, uma árvore projeta sua sombra no chão com o comprimento de 15 m. Determine a altura dessa árvore:

Use os valores da tabela dos ângulos notáveis.


a) 10 m

b) 12 m

c) 13 m

d) 15 m

e) 16 m


4)) No desenho abaixo está representado o instante em que um satélite de órbita baixa transmite o sinal para uma antena receptora.

Qual é a distância S que esse sinal de satélite deve percorrer para chegar até a antena receptora?

A) 457,3 km

B) 703,9 km

C) 1000 km

D) 1292 km

E) 1539,5 km