Marcadores

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

1º Ano D | Impactos Ambientais | IV Unidade | Atividade 03




Impactos Ambientais

Esta semana, nosso resuminho de geografia está pautado no tema Impactos Ambientais. Todos, acredito eu, já devem ter ouvido falar a respeito. Os impactos ambientais estão cada vez mais presentes nos debates políticos e econômicos mundiais pois são capazes de abalar, em alguns casos, toda estrutura global.


Então o que é impacto ambiental? Respondendo a isto, afirmamos que os impactos ambientais são as alterações, no meio ambiente, provocadas pelo homem, ou seja; um choque na relação homem – natureza.


E quais são os principais impactos ambientais que surgiram a partir desta concepção e se estruturaram neste novo modo de se organizar?


– Chuvas Ácidas: Ocorrem devido a alta concentração de gases poluentes em nossa atmosfera. Estes gases alteram o Ph, tornando-o mais ácido, atmosférico e, consequentemente, das chuvas.


– Ilhas de Calor: A ilha de calor consiste em uma elevação na temperatura no meio urbano e é completamente antrópico, ou seja; produzido pelo homem.


– Inversão Térmica: Este fenômeno é mais recorrente durante o inverno e atua em escala local. Consiste na diminuição das temperaturas, em áreas onde o solo, principalmente, ganha calor durante o dia e se resfria a noite. A inversão térmica é um processo natural, mas que vem se agravando nos últimos anos devido à ação humana. Este fenômeno é muito comum em áreas urbanas e nestas áreas o ar frio, concentrado nas camadas mais baixas da atmosfera, tem problemas em sua dispersão, e, em conjunto, toneladas de poluentes se concentram, oferecendo riscos, além dos ambientais, a saúde humana.


– Aquecimento Global: Este, com certeza, é o impacto ambiental mais popular e o que mais diverge opiniões de especialistas. Vocês já aprenderam que o efeito estufa é um fenômeno natural e importante para a manutenção da vida na Terra, mas com a alta concentração de poluentes, em especial, o famoso gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), todo o calor que chega na Terra não consegue se dissipar no espaço, como deveria, provocando um aumento nas temperaturas médias ao longo dos anos, gerando um aquecimento além do necessário.


-Destruição da camada de ozônio: essa camada fica na estratosfera e protege os seres vivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Com a destruição da Camada de Ozônio não seria possível a existência de vida na Terra, pois é esta que impede os elevados níveis de radiação solar.


É isso aí galera, estes são os principais Impactos Ambientais contemporâneos. Espero ter dado uma ajudinha aí pra vocês!


Um grande beijo e até breve!


Esse resumo foi produzido pela monitora Renata Carvalho.

https://descomplica.com.br/artigo/geografia-impactos-ambientais/4BY/#:~:text=Ent%C3%A3o%20o%20que%20%C3%A9%20impacto,choque%20na%20rela%C3%A7%C3%A3o%20homem%20%E2%80%93%20natureza.&text=A%20invers%C3%A3o%20t%C3%A9rmica%20%C3%A9%20um,anos%20devido%20%C3%A0%20a%C3%A7%C3%A3o%20humana.


ATIVIDADE


01)Entre os resíduos propostos abaixo, qual deles pode ser utilizado para a produção de um gás que pode substituir o gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo), além de ser uma fonte de nutrientes para a agricultura?


a) Resíduo tóxico

b) Resíduo orgânico

c) Resíduo mineral

d) Resíduo atômico


02)Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:


a) a formação das ilhas de calor urbanas.


b) a inversão térmica e concentração de poluentes.


c) a manifestação do efeito estufa.


d) o buraco na camada de ozônio.


e) o recongelamento das calotas polares.


03)As ilhas de calor representam um dos problemas ambientais urbanos. Esse fenômeno climático acontece devido:


a) ao aumento das queimadas nas zonas rurais.

b) a diminuição da densidade demográfica dos centros urbanos.

c) ao aumento da inversão térmica nas cidades.

d) a elevação das temperaturas em algumas zonas urbanas.

e) aos microclimas periféricos que afetam diretamente as cidades.