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quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

2° ANO C II ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA (4ª UNIDADE)

 

II AULA REMOTA DE MATEMÁTICA (4ª Unidade)

 

Professora: Evany de Carvalho                                 2ª Série/Ensino Médio

                                                                                   Turma: C

Videoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=hnEJY3L24QU

  

 

Arranjos e permutações simples

Arranjos

Arranjos são agrupamentos nos quais a ordem dos seus elementos faz a diferença (p < m). Os arranjos são distintos entre si pela ordem ou pela espécie. Existem dois tipos:

 

– Arranjo simples

– Arranjo com repetição

 

Arranjo simples

No arranjo simples não encontramos a repetição de qualquer elemento em cada grupo de p elementos. Por exemplo, os números de três algarismos formados pelos elementos (1, 2, 3) são:

312, 321, 132, 123, 213 e 231.

Como pudemos perceber os elementos não se repetem. O arranjo simples tem como fórmula:



Exemplo:

Considere os algarismos 1,2,3,4 e 5. Quantos números com algarismos distintos, superiores a 100 e inferiores a 1.000, podemos formar?

 

Resolução:

 

O problema solicita que encontremos todos os números com três algarismos distintos uma vez que, todos os números maiores que 100 e menores que 1.000 têm três dígitos. Dessa forma, temos cinco algarismos disponíveis e usar três deles para formar números de três algarismos distintos. A solução do problema será o arranjo simples de 5 elementos tomados 3 a 3. Ou seja,



Exemplo:



Permutações

Permutações ocorrem quando formamos agrupamentos com m elementos, de forma que os m elementos sejam distintos entre si pela ordem.

As permutações podem ser de três tipos:

 

Permutações simples;

Permutações com repetição;

Permutações circulares.

 

Permutações simples

São agrupamentos formados com todos os m elementos distintos. Como cálculo de exemplo podemos utilizar: Ps (3) = 3! = 6

 

Sua formula é: Pn  = n!

 

Deve ser utilizada quando queremos contar quantas possibilidades existem de se organizar um número de objetos de forma distinta.

Exemplo:

De quantas maneiras pode-se colocar 4 pessoas em fila? 

Resolução

Note que, temos 4 pessoas que podem ocupar o 1o lugar da fila. Daí, colocada a primeira pessoa na fila, restam 3 pessoas que podem ocupar o 2o lugar da fila. Em seguida, colocada a 2a pessoa, agora restam duas pessoas que podem ocupar o 3o lugar da fila. E por fim, colocada a segunda pessoa na fila, sobra uma pessoa para ocupar a última posição. Pelo Princípio Multiplicativo, teremos

4 . 3 . 2 . 1 = 4 ! = 24

Exemplo:

Exemplo: De quantas maneiras diferentes podemos organizar 5 pessoas em uma fila?

P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120

Isso é uma permutação de 5 elementos. Afinal, vamos fazer um grupo ordenado de 5 elementos, tendo exatamente 5 disponíveis. Assim:

 

II ATIVIDADE DE AVERIGUAÇÃO DA APRENDIZAGEM ( 4ª UNIDADE)

 

Componente curricular: Matemática                                   2ª Série/Ensino médio

Professora: Evany de Carvalho                                          Turma: C

Vídeoaula sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=lHiMcxLYyds

 

1) Em uma empresa, quinze funcionários se candidataram para as vagas de diretor e vice-diretor financeiro. Eles serão escolhidos através do voto individual dos membros do conselho da empresa. Vamos determinar de quantas maneiras distintas essa escolha pode ser feita.

Trata-se de um agrupamento de 15 pessoas tomadas 2 a 2.

a) 110 maneiras

b) 210 maneiras

c) 290 maneiras

d) 310 maneiras

e) 350 maneiras

2)Um número de telefone é formado por 8 algarismos. Determine quantos números de telefone podemos formar com algarismos diferentes, que comecem com 2 e terminem com 8.



O número 2 deve ser fixado na 1ª posição e o 8 na última. Restaram, por tanto, 6 posições e 8 algarismos, pois eles precisam ser diferentes. Considerando que a ordem dos algarismos diferencie dois números de telefone, vamos arranjar 8 algarismos 6 a 6.

a) 20 110 números.

b) 20 120 números.

c) 20 150 números.

d) 20 160 números.

e) 20180 números.


3) Os resultados do último sorteio da Mega-Sena foram os números 04, 10, 26, 37, 47 e 57. De quantas maneiras distintas pode ter ocorrido essa sequência de resultados?

a) 120

b) 320

c) 520

d) 620

e) 720

4)Em uma sala há 8 professores de matemática, 10 de português e 4 de Biologia. Queremos formar grupos de dois professores de cada matéria. De quantas maneiras distintas podemos organizar esses grupos?

 

a) 100

b) 200

c) 180

d) 152

e) 162