CONTINENTE AMERICANO
CARACTERISTICAS GERAIS DA AMÉRICA
América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas.
O continente americano possui uma regionalização baseada nos seguintes critérios:
- Geográfico: América do Norte, América Central e América do Sul;
- Socio-histórico: América Latina e América Anglo-saxônica;
Essa regionalização leva em conta a história e as características culturais. O continente americano fica então dividido em América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês. Por essa razão, o México também está incluído nessa divisão.
Os países da América Latina possuem um passado colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do passado desses países. A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais. Essa característica também diferencia expressivamente a América Latina da América Anglo-saxônica, pois esta última foi marcada por colônias de povoamento.
Outra característica histórica que é comum aos países da América Latina é a concentração de terras nas mãos da elite, mesmo após a descolonização. Esse fator é um dos responsáveis pelas marcantes desigualdades sociais e econômicas presentes nesses países.
CARACTERISTICAS NATURAIS DA AMÉRICA
O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes. Ao norte, ele é banhado pelo Oceano Glacial Ártico e, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico. A oeste, o referido continente é banhado pelo Oceano Pacífico, e a leste, pelo Oceano Atlântico.
As grandes variações de latitude são um fator muito importante para a composição dos aspectos naturais do continente americano, que, por isso, apresenta uma grande variabilidade tanto em seus tipos climáticos quanto em sua vegetação. Além disso, o clima é influenciado também em grande parte pelas variações de altitude e pela maritimidade e continentalidade.
Nas porções setentrionais, o clima da América é o polar, uma vez que parte de sua área é recortada pelo círculo polar ártico, que indica as zonas da Terra que recebem em menor intensidade o calor dos raios solares, sobretudo no inverno, quando os solstícios inviabilizam a iluminação natural em várias áreas.
Em várias áreas na América do Norte e na América do Sul, os climas temperado e continental predominam, com a existência também de áreas desérticas e semiáridas graças ao bloqueio das massas de ar pelas formas de relevo, como ocorre no Nordeste brasileiro, no Chile e nos desertos dos Estados Unidos e México.
Na América Central e em boa parte da América do Sul, predomina o clima tropical, por serem áreas que apresentam latitudes entre os trópicos. No continente sul-americano, ainda se registram as variações do clima equatorial, com elevados índices de umidade proporcionados pela Floresta Amazônica. Na porção oeste de todas as Américas, ainda há algumas faixas climáticas do tipo mediterrâtípicas de elevadas altitudes.
O relevo do continente americano também é bastante diversificado, com uma tendência a apresentar menores latitudes a leste e pontos mais elevados a oeste, onde há zonas de encontro entre placas tectônicas. No norte, o tectonismo proporcionou a formação de relevos como as Montanhas Rochosas, já no sul, a gênese da Cordilheira dos Andes. Outra consequência é a presença de áreas com vulcanismos e terremotos, mais notadamente sentidos em zonas do Alasca, Haiti, Peru e Chile. Nos Estados Unidos, encontra-se um dos mais perigosos vulcões do mundo, o de Yellowstone. O ponto mais alto das Américas é o monte Aconcágua, com 6.960 metros de altitude, consolidando-se como o ponto mais alto do mundo em relação ao nível do mar fora da Cordilheira do Himalaia.
Já a vegetação do continente americano costuma acompanhar as variações dos tipos climáticos. Nas áreas de clima mais frio, ao norte, desenvolveu-se a Taiga; nas áreas mais temperadas, alguns tipos de florestas temperadas, mais comuns no norte; nas regiões de clima subtropical, algumas vegetações como as pradarias e algumas formações do pampa sul-americano.
Já nas áreas tropicais, encontram-se algumas florestas típicas, das quais merece destaque o cerrado brasileiro — uma formação vegetal em forma de savanas com áreas bastante degradadas pela atuação agrícola. Mas é na área equatorial que se encontra a principal floresta, a Amazônica, que é responsável pela maior biodiversidade do continente. Existem ainda outros tipos de formações vegetais ao longo das Américas, como a Caatinga, no Brasil, e alguns tipos de vegetação de altitude nas áreas mais elevadas, tanto ao norte quanto ao sul.
Outro importante aspecto natural do continente americano diz respeito à sua hidrografia. O norte e o sul representam áreas em que se nota uma abundância de bacias hidrográficas, com grande potencial tanto para a navegação e transporte quanto para a produção de energia elétrica. Os principais cursos d'água são os rios Mississipi e Missouri, nos Estados Unidos; o Amazonas, no lado sul-americano; e o Rio da Prata, no Cone Sul. Esse último é alimentado por rios brasileiros, como o Paraná e seus afluentes. Ao todo, os rios da América representam 20% da água doce de todo o planeta.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-3.htm#:~:text=Am%C3%A9rica%20%C3%A9%20o%20maior%20continente,franc%C3%AAs%2C%20neerland%C3%AAs%20e%20l%C3%ADnguas%20nativas.
https://www.preparaenem.com/geografia/aspectos-naturais-continente-americano.htm
ATIVIDADE
01)A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:
a) Desertos
b) Floresta Amazônica
c) Cerrado
d) Tundra
e) Pampa ou Estepes
02)Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente:
( 1 ) Clima Tropical
( 2 ) Clima Equatorial
( 3 ) Clima subtropical
( 4 ) Clima desértico
( 5 ) Clima temperado
( 2 ) característicos das áreas próximas a linha do Equador.
( 5 ) as características deste tipo de clima variam conforme a área.
( 1 ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.
( 4 ) sua principal característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas
( 3 ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente,
A sequência correta é
a) 2, 5, 1, 4 e 3.
b) 2, 4, 1. 3 e 5.
c) 1, 3, 5, 4 e 2.
d) 3, 1, 4, 2 e 5.
03)A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:
I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.
II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.
III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.
IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) Apenas a IV.
d) Todas as alternativas.
e) Nenhuma das alternativas
04)As Montanhas Rochosas prolongou-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros acima do nível do mar. As montanhas rochosas localizam-se
a) na América do Norte.
b) na América do Sul.
c) na África.
d) na Europa