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segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

CONTEÚDOS E 3ª ATIVIDADE referente à 3ª e 4ª UNIDADES - PORTUGUÊS - REGINALDO - 25.01.2021

 Escola Estadual Fausto Cardoso

Turmas: 1º ano C                        Data: 25/01/2021

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professor: Reginaldo Silva de Araújo

 

3ª POSTAGEM DE CONTEÚDOS referentes à 3ª e 4ª Unidade

 

ARCADISMO / ESTRUTURA DAS PALAVRAS e PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

 

Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. Outros nomes dados ao estilo são Setecentismo ou Neoclassicismo - a partir deste último, inclusive, percebe-se a relação do Arcadismo com valores da cultura clássica, ou seja, valores gregos, romanos e renascentistas. Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

CARACTERÍSTICAS

O movimento árcade foi fortemente influenciado pela cultura gregalatina e renascentista. A clareza e a harmonia nos temas e nas formas afastaram das produções literárias a linguagem rebuscada e confusa do Barroco. As antíteses e paradoxos do homem do século XVII passaram a dar lugar ao sujeito racional, que buscava a simplicidade e a racionalidade em suas obras.

Uma das principais características árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina e renascentista). Alguns preceitos latinos que inspiraram os escritores árcades são:

Inutilia Truncat: Esse preceito dialoga com a necessidade de “tirar o inútil” da poesia, entendendo-se esse inútil como sendo o excesso de rebuscamento formal do movimento Barroco.

Fugere Urbem: Para os líricos do Arcadismo, a cidade não era o ambiente ideal para viver, pregando-se, portanto, a fuga da urbanidade como meta a ser alcançada.

Locus Amoenus: Atrelado ao fugere urbem, esse preceito afirma que o campo, o ambiente bucólico, é o ideal para o homem.

Carpe Diem: Segundo esse preceito, é necessário aproveitar o presente para contemplar a realidade, sem preocupar-se com o futuro.

Aurea Mediocritas: Segundo essa expressão, o homem mediano é aquele que alcança a felicidade, não se devendo, assim, procurar riquezas e posses em vida.    

Além do retorno aos clássicos, o Arcadismo também foi muito influenciado pelo Iluminismo, movimento filosófico que compreendia ser a razão o maior valor humano, e pelo desenvolvimento técnico e tecnológico que modernizou os meios de produção da época e produziu um forte êxodo rural e expansão urbana.

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Contexto histórico

O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia.

Os autores árcades dialogam, em suas obras, com questões fundamentais da época, tais como a relação entre o homem e a riqueza (aurea mediocritas é um conceito que discute isso, por exemplo) ou como era viver na cidade (os preceitos fugere urbem e locus amoenus são referentes a esse assunto).    

Diferenças entre Arcadismo e Barroco

O Arcadismo é o movimento literário que ocorre após o Barroco. Enquanto o Barroco representa um homem em conflito entre o sagrado e o profano (é bom lembrar que nessa época, século XVII, a Contrarreforma havia restaurado vários valores medievais no mundo), o Arcadismo apresenta um sujeito fiel à razão, crente na ciência. Além disso, vale dizer que linguagem do Barroco era rebuscada e cheia de paradoxos, enquanto, no Arcadismo, comunica-se com mais clareza e simplicidade.

Principais autores do Arcadismo no Brasil e em Portugal

O Arcadismo desenvolveu-se tanto no Brasil quanto em Portugal. Os principais autores são:

·         Bocage

·         Cláudio Manuel da Costa

·         Tomás Antônio Gonzaga

·         Santa Rita Durão

·         Basílio da Gama

No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa em 1768 e, ademais, a fundação da Arcádia Ultramarina, em Vila Rica.

Vale lembrar que o nome dessa escola literária provém das Arcádias, ou seja, das sociedades literárias da época.

Os principais escritores brasileiros desse período são: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.

Características do Arcadismo

·         Exaltação da natureza

·         Valorização do cotidiano e da vida simples, pastoril e no campo (bucolismo)

·         Crítica a vida nos centros urbanos

·         Modelo clássico

·         Linguagem simples

·         Utilização de pseudônimos

·         Objetividade

·         Temas simples: amor, vida, casamento, paisagem

·         Fugere Urbem (fugir da cidade)

·         Inutilia Truncat (cortar o inútil)

·         Aurea Mediocritas (mediocridade áurea/vida comum)

·         Locus Amoenus (refúgio ameno/agradável)

 

Linguagem do Arcadismo é racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples.

Em oposição ao período anterior, o barroco, os escritores árcades propõem o equilíbrio clássico e a clareza das ideias, negando, portanto, a provocação, rebeldia e dúvida expressa na linguagem utilizada pelos artistas barrocos.

Outra grande diferença entre a linguagem do barroco e do arcadismo é que enquanto no barroco o uso de figuras de linguagem é recorrente (antítese, hipérbole, paradoxo, etc.), no arcadismo, os autores pouco utilizam, aproximando-se assim, da linguagem denotativa.

Importante notar que os escritores árcades, prezavam pela simplicidade da linguagem, expressas sobretudo nos sonetos (forma fixa literária muito utilizada por eles) de versos decassílabos (dez sílabas poéticas).

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

Lembre-se que o Arcadismo (também chamado de Setecentismo ou Neoclassicismo), de influência Iluminista, representou um movimento artístico-literário que vigorou no século XVIII no Brasil e no Mundo.

Lembre-se que o Iluminismo francês possuía três pilares que influenciaram a maneira de se expressar dos poetas árcades: natureza, razão e verdade.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

Tendências do Arcadismo

As tendências árcades estão relacionadas aos conceitos expressos em latim:

·         Fugere Urbem: Fuga da cidade, ou seja, expressa por uma vida simples, bucólica e pastoril no campo, em detrimento de uma vida urbana e materialista.

·         Locus Amoenus: Lugar ameno e agradável, ou seja, um lugar para viver que seja longe dos centros urbanos, onde reina a paz.

·         Aurea Mediocritas: Equilíbrio de ouro, ou seja, expressa a tranquilidade e a paz, rica em aspectos espirituais donde se idealiza a vida mais simples no campo.

·         Inutilia Truncat: Cortar o inútil e buscar o equilíbrio, ou seja, denota a simplicidade da linguagem árcade em contraposição à linguagem rebuscada e culta do barroco.

·         Carpe Diem: Aproveite o momento e a vida, ou seja, termo expresso para indicar a efemeridade do tempo.

No Brasil

Arcadismo no Brasil tem início em 1768 com a publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa.

Além dele, os escritores árcades que tiveram destaque no país foram: Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama e Santa Rita Durão.

Para compreender melhor a linguagem do Arcadismo segue abaixo um dos sonetos de Cláudio Manuel da Costa:

Ninfa cruel, que derramando agora
Vens o líquido orvalho cristalino,
Não confundas o pranto matutino
Co'as lágrimas gentis que Nise chora.

Não despertes, repousa, ó bela Aurora,
Que no berço em que alegre te imagino
Te acompanha outro amante peregrino,
Que Aurora mais feliz em ver-te adora.

Ela, porque seus raios vê diante,
O rosto banha em fúnebre lamento,
Sendo força deixar a Fábio amante.

Que direi desse ingrato movimento
Senão que foi vingança, ó Ninfa errante,
Da inveja que te deu seu luzimento.

Em Portugal

Arcadismo em Portugal começou em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana. Sem dúvida, Manuel Maria Barbosa du Bocage foi o que mais se destacou.

Além dele, outros autores árcades portugueses que merecem destaque são: António Dinis da Cruz e Silva, Correia Garção, Marquesa de Alorna e Francisco José Freire.

Para compreender melhor a linguagem do arcadismo português segue abaixo um soneto de Bocage:

Auto-Retrato

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno:

Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura,
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno:

Devoto incensador de mil deidades,
(Digo de moças mil) num só momento
Inimigo de hipócritas, e frades:

Eis Bocage, em quem luz algum talento:
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia, em que se achou cagando ao vento.

 

 

ESTRUTURA DAS PALAVRAS

A estrutura das palavras está relacionada os elementos que compõem os vocábulos.

Ela abrange o estudo de diversos elementos mórficos (morfemas): raiz, radical, tema, afixos (prefixos, sufixos), desinências, vogal temática, vogal e consoante de ligação.

Lembre-se que os morfemas são as menores unidades de elementos que formam as palavras.

Vejamos abaixo as definição e exemplos de cada um deles:

Raiz

A raiz da palavra é o principal elemento de origem da palavra, ou seja, sua parte básica.

Ela abriga a significação do termo e pode sofrer alterações. As palavras que possuem a mesma família etimológica contém a mesma raiz, por exemplo.

carr- raiz nominal de carro
noc- raiz nominal de nocivo

Radical

O radical é o elemento base que serve de significado à palavra e que inclui a raiz. Ele não sofre alterações, ou seja, permanece igual sempre, por exemplo:

Ferro e ferrugem
Floricultura e Florista

Tema

O tema da palavra é um elemento formado pelo radical e a vogal temática. Por exemplo:

Estud-a
Romp-e
Part-i

Afixos

Os afixos são elementos complementares das palavras que se juntam a um radical e formam novas palavras.

São classificados em prefixos (aparecem antes do radical) e sufixos (aparecem depois do radical).

Exemplos:

Prefixo: infeliz
Sufixo: felizardo

Desinências

As desinências são morfemas acrescidos no final dos vocábulos e que indicam as flexões da palavra. Elas são classificadas:

·         Desinências verbais: indicam as flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.

·         Desinências nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes.

Exemplos:

Desinência Nominal: menina - menina(desinência nominal de número); garoto - garot(desinências nominais de gênero)

Desinência Verbal: eu como (desinência número pessoal do verbo "comer" que indica a 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Vogal Temática

vogal temática é a vogal que se junta ao radical da palavra. Nos verbos temos três tipos de vogais temáticas segundo as conjugações verbais.

Assim, a vogal temática dos verbos da 1ª conjugação é o “a”. Os da 2ª conjugação é o “e”. E, os da 3ª conjugação é o “i”.

Exemplos:

Verbo amar (1ª conjugação)
Verbo vender (2ª conjugação)
Verbo sorrir (3ª conjugação)

Vogal de Ligação

As vogais de ligação são elementos incluídos nas palavras para facilitar a pronúncia. Por exemplo: maresia e bananeira.

Consoante de Ligação

Da mesma maneira, as consoantes de ligação são elementos incluídos aos vocábulos que auxiliam na pronúncia. Por exemplo: cafeteira e chaleira.

 

Processos de formação de palavras

Podemos citar como exemplos de processos de formação de palavras a composição e a derivação.

·          

Há em Português palavras primitivas, palavras derivadas, palavras simples e palavras compostas.

·         Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.

·         Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.

·         Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

·         Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.

As palavras compostas podem ou não ter seus elementos ligados por hífen.
  

Como processos de formação de palavras, podemos citar:

·         Composição

Haverá composição quando se juntarem dois ou mais radicais para formar nova palavra. Há dois tipos de composição: justaposição e aglutinação.

Justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou seja, justapostos:

para-raios

corre-corre

guarda-roupa

segunda-feira

girassol

 Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto aglutinam-se e pelo menos um deles perde sua integridade sonora:

Aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto)

Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho + acre)

·         Derivação por acréscimo de afixos


É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética.

  Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo.

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In--------feliz       des----------leal
prefixo + radical  prefixo + radical

  Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo.

Feliz----mente   leal------dade
radical + sufixo   radical + sufixo

 Parassintética: a palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se principalmente verbos.

En-------trist-----ecer
prefixo + radical + sufixo

en--------tard-----ecer 
prefixo + radical + sufixo

·         Outros tipos de derivação:


Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja a presença de afixos. São eles: a derivação regressiva e a derivação imprópria.

 Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos.

 Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas tão somente na classe gramatical.

Observe:

jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo)
mulher aranha (o 
adjetivo aranha deriva do substantivo aranha)
Não entendi o porquê da briga. (o 
substantivo porquê deriva da conjunção porque)

 

Outros processos de formação de palavras:

Hibridismo: é a palavra formada com elementos oriundos de línguas diferentes.

automóvel (auto: grego; móvel: latim)
sociologia (socio: latim; logia: grego)
sambódromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)

 

 


3ª ATIVIDADE Referente às 3ª e 4ª Unidades  

 

1ª)  Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:

a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.

b) Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.

c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

d) O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem.

e) A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.

 

2ª)   O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:

a) com a fundação de Arcádia de Lusitana.

b) Com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.

c) Com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.

d) Pela vinda da família real para o Brasil.

e) Nenhuma das anteriores.

 

3ª)  Leia as afirmações abaixo sobre o Arcadismo brasileiro. 

 

I - Os poetas árcades colocavam-se como pastores para realizarem, dessa forma, o ideal de uma vida simples em contato com a natureza. 

II - O Arcadismo brasileiro, embora tenha reproduzido muito dos modelos europeus, apresentou características próprias, como a incorporação do elemento indígena e a sátira política. 

III - O tema do "Carpe diem", em que o poeta expressa o desejo de aproveitar intensamente o momento presente, fugaz e passageiro, foi ignorado pelos árcades brasileiros, excessivamente racionalistas. 

 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 

b) Apenas III. 

c) Apenas I e II. 

d) Apenas II e III. 

e) I, II e III.

 

4ª) No que diz respeito à linguagem árcade, dadas as alternativas abaixo, assinale as que estão INCORRETAS.

I - Promove um retorno às “virtudes clássicas” da clareza, da simplicidade e da harmonia.

II -  prefere a ordem indireta, tal como no latim literário.

III – manteve as ousadias expressionais do barroco.

IV – tornou-se artificial, pedante, inatural

V – procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade,

a)      II, III, IV 

b)      I, III, V

c)      I, II, III, IV, V

d)      II, III, V

e)      III, IV, V

5ª) Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII?

a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus. 

b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto. 

c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana. 

d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico. 

e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo político.

 

6ª) Dada a palavra “EMPEDRAMENTO”, julgue a alternativa CORRETA.

a)      O sufixo é: ento

b)      O prefixo é: empe

c)      O radical é: emped

d)      O tema é: pedra

 7ª)  Quanto à estrutura das palavras, é incorreto afirmar que:

a)      As desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras variáveis da língua. São elas: nominais e verbais.

b) As vogais temáticas atuam como elemento de ligação entre o radical e as desinências.

c) Radical é um morfema comum às palavras que pertencem a uma mesma família de significado.

d) Vogal ou consoante de ligação é um morfema de origem não-eufônica, incapaz de facilitar    a  emissão vocal de determinadas palavras.

 

 

8ª) O processo de justaposição, aglutinação e o processo de derivação parassintética, estão presentes respectivamente na seguinte alternativa:

a)      penugem – plenilúnio – despedaça

b)      maldizer – petróleo – embora

c)      varapau – enfurece – anoitecer

d)      varapau – girassol – enfaixar

e)      vaivém – pontiagudo – enfurece

9ª)  Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de formação de palavras.

a) espairecer, esquentar, aborrecente;
b) ciumento, namorico, amarelado;
c) couve-flor, guarda-chuva, pingue-pongue;
d) desnecessário, contramão, sociologia.

10ª) Em qual das seguintes palavras ocorre composição por aglutinação.

a) aguardente;
b) fim de semana;
c) aguardente;
d) passatempo.

e) couve-flor.

 

Boa sorte e sucesso!


LINK DOS VIDEOS:  https://youtu.be/tl_dB3Wns80

https://youtu.be/bm2Hcz_ydSo

https://youtu.be/KCaBotSTNXk