Escola Estadual Fausto Cardoso
Turmas: 1º ano C Data: 25/01/2021
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Professor:
Reginaldo Silva de Araújo
3ª POSTAGEM DE CONTEÚDOS referentes à 3ª e 4ª
Unidade
ARCADISMO
/ ESTRUTURA DAS PALAVRAS e PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
O Arcadismo foi o principal movimento
literário do século
XVIII. Outros nomes dados ao estilo são Setecentismo ou
Neoclassicismo - a partir deste último, inclusive, percebe-se a relação do
Arcadismo com valores
da cultura clássica, ou seja, valores gregos, romanos e
renascentistas. Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo
barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
CARACTERÍSTICAS
O movimento árcade foi fortemente
influenciado pela cultura grega, latina e renascentista. A clareza
e a harmonia nos temas e nas formas afastaram das produções literárias a
linguagem rebuscada e confusa do Barroco. As antíteses e paradoxos do homem do século XVII passaram
a dar lugar ao sujeito racional, que buscava
a simplicidade e
a racionalidade em
suas obras.
Uma das principais características
árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina
e renascentista). Alguns preceitos latinos que inspiraram os escritores árcades
são:
Inutilia Truncat:
Esse preceito dialoga com a necessidade de “tirar o inútil” da poesia, entendendo-se
esse inútil como sendo o excesso de rebuscamento formal do movimento Barroco.
Fugere Urbem:
Para os líricos do Arcadismo, a cidade não era o ambiente ideal para viver,
pregando-se, portanto, a
fuga da urbanidade como meta a ser alcançada.
Locus Amoenus:
Atrelado ao fugere urbem,
esse preceito afirma que o campo, o ambiente
bucólico, é o ideal para o homem.
Carpe Diem:
Segundo esse preceito, é necessário aproveitar
o presente para contemplar a realidade, sem preocupar-se
com o futuro.
Aurea Mediocritas:
Segundo essa expressão, o homem mediano é aquele que
alcança a felicidade, não se devendo, assim, procurar riquezas e posses em
vida.
Além do retorno aos clássicos, o
Arcadismo também foi muito influenciado pelo Iluminismo, movimento
filosófico que compreendia ser a razão o maior valor humano, e pelo
desenvolvimento técnico e tecnológico que modernizou os meios de produção da
época e produziu um forte êxodo rural e expansão urbana.
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Contexto
histórico
O Arcadismo é o principal movimento literário do século
XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente,
pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a
industrialização e o consequente êxodo rural. O período é fundamental para
compreender o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia.
Os autores árcades dialogam, em suas
obras, com questões fundamentais da época, tais como a relação entre o homem e
a riqueza (aurea mediocritas é um
conceito que discute isso, por exemplo) ou como era viver na cidade (os
preceitos fugere urbem e locus amoenus são referentes a
esse assunto).
Diferenças
entre Arcadismo e Barroco
O Arcadismo é o movimento literário que ocorre após o Barroco. Enquanto o Barroco representa um homem em conflito entre o sagrado e o profano (é bom lembrar que nessa época, século XVII, a Contrarreforma havia restaurado vários valores medievais no mundo), o Arcadismo apresenta um sujeito fiel à razão, crente na ciência. Além disso, vale dizer que linguagem do Barroco era rebuscada e cheia de paradoxos, enquanto, no Arcadismo, comunica-se com mais clareza e simplicidade.
Principais
autores do Arcadismo no Brasil e em Portugal
O Arcadismo desenvolveu-se tanto no
Brasil quanto em Portugal. Os principais autores são:
·
Bocage
·
Cláudio Manuel da Costa
·
Tomás Antônio Gonzaga
·
Santa Rita Durão
·
Basílio da Gama
No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a
publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa em 1768 e, ademais, a
fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica.
Vale lembrar que o nome dessa escola literária
provém das Arcádias, ou seja, das sociedades literárias da época.
Os principais escritores brasileiros desse período
são: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio
Gonzaga.
Características do
Arcadismo
·
Exaltação da natureza
·
Valorização do cotidiano e da vida simples,
pastoril e no campo (bucolismo)
·
Crítica a vida nos centros urbanos
·
Modelo clássico
·
Linguagem simples
·
Utilização de pseudônimos
·
Objetividade
·
Temas simples: amor, vida, casamento, paisagem
·
Fugere Urbem (fugir da cidade)
·
Inutilia Truncat (cortar o inútil)
·
Aurea Mediocritas (mediocridade áurea/vida comum)
·
Locus Amoenus (refúgio ameno/agradável)
A Linguagem do Arcadismo é
racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples.
Em oposição ao
período anterior, o barroco, os escritores árcades propõem o equilíbrio
clássico e a clareza das ideias, negando, portanto, a provocação, rebeldia e
dúvida expressa na linguagem utilizada pelos artistas barrocos.
Outra grande
diferença entre a linguagem do barroco e do arcadismo é que enquanto no barroco
o uso de figuras de linguagem é recorrente (antítese, hipérbole, paradoxo,
etc.), no arcadismo, os autores pouco utilizam, aproximando-se assim, da
linguagem denotativa.
Importante
notar que os escritores árcades, prezavam pela simplicidade da linguagem,
expressas sobretudo nos sonetos (forma fixa literária muito utilizada por eles)
de versos decassílabos (dez sílabas poéticas).
Além disso,
eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes
artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras
simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.
Lembre-se que
o Arcadismo (também chamado de Setecentismo ou Neoclassicismo), de influência
Iluminista, representou um movimento artístico-literário que vigorou no século
XVIII no Brasil e no Mundo.
Lembre-se que
o Iluminismo francês possuía três pilares que influenciaram a maneira de se
expressar dos poetas árcades: natureza, razão e verdade.
As principais
características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana),
o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas
cotidianos e relacionados com a natureza.
Tendências do Arcadismo
As tendências
árcades estão relacionadas aos conceitos expressos em latim:
·
Fugere Urbem: Fuga da cidade, ou seja, expressa por uma vida simples, bucólica e
pastoril no campo, em detrimento de uma vida urbana e materialista.
·
Locus Amoenus: Lugar ameno e agradável, ou seja, um lugar para viver que seja longe
dos centros urbanos, onde reina a paz.
·
Aurea Mediocritas: Equilíbrio de ouro, ou seja, expressa a tranquilidade e a paz, rica em
aspectos espirituais donde se idealiza a vida mais simples no campo.
·
Inutilia Truncat: Cortar o inútil e buscar o equilíbrio, ou seja, denota a simplicidade
da linguagem árcade em contraposição à linguagem rebuscada e culta do barroco.
· Carpe Diem: Aproveite o momento e a vida, ou seja, termo expresso para indicar a efemeridade do tempo.
No Brasil
O Arcadismo no
Brasil tem início em 1768 com a publicação de “Obras Poéticas”
de Cláudio Manuel
da Costa.
Além dele, os
escritores árcades que tiveram destaque no país foram: Tomás Antônio
Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama e Santa Rita
Durão.
Para
compreender melhor a linguagem do Arcadismo segue abaixo um dos sonetos de
Cláudio Manuel da Costa:
Ninfa cruel,
que derramando agora
Vens
o líquido orvalho cristalino,
Não
confundas o pranto matutino
Co'as
lágrimas gentis que Nise chora.
Não despertes,
repousa, ó bela Aurora,
Que
no berço em que alegre te imagino
Te
acompanha outro amante peregrino,
Que
Aurora mais feliz em ver-te adora.
Ela, porque
seus raios vê diante,
O
rosto banha em fúnebre lamento,
Sendo
força deixar a Fábio amante.
Que direi
desse ingrato movimento
Senão
que foi vingança, ó Ninfa errante,
Da
inveja que te deu seu luzimento.
Em Portugal
O Arcadismo em
Portugal começou em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana. Sem dúvida,
Manuel Maria Barbosa du Bocage foi o
que mais se destacou.
Além dele,
outros autores árcades portugueses que merecem destaque são: António Dinis da
Cruz e Silva, Correia Garção, Marquesa de Alorna e Francisco José Freire.
Para
compreender melhor a linguagem do arcadismo português segue abaixo um soneto de
Bocage:
Auto-Retrato
Magro, de
olhos azuis, carão moreno,
Bem
servido de pés, meão na altura,
Triste
de facha, o mesmo de figura,
Nariz
alto no meio, e não pequeno:
Incapaz de
assistir num só terreno,
Mais
propenso ao furor do que à ternura,
Bebendo
em níveas mãos por taça escura
De
zelos infernais letal veneno:
Devoto
incensador de mil deidades,
(Digo
de moças mil) num só momento
Inimigo
de hipócritas, e frades:
Eis Bocage, em
quem luz algum talento:
Saíram
dele mesmo estas verdades
Num
dia, em que se achou cagando ao vento.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
A estrutura
das palavras está relacionada os elementos que compõem os vocábulos.
Ela abrange o
estudo de diversos elementos mórficos (morfemas): raiz, radical,
tema, afixos (prefixos, sufixos), desinências, vogal temática, vogal e
consoante de ligação.
Lembre-se que
os morfemas são as menores unidades de elementos que formam as palavras.
Vejamos abaixo
as definição e exemplos de cada um deles:
Raiz
A raiz da
palavra é o principal elemento de origem da palavra, ou seja, sua parte básica.
Ela abriga a
significação do termo e pode sofrer alterações. As palavras que possuem a mesma
família etimológica contém a mesma raiz, por exemplo.
carr- raiz nominal
de carro
noc-
raiz nominal de nocivo
Radical
O radical é o
elemento base que serve de significado à palavra e que inclui a raiz. Ele não
sofre alterações, ou seja, permanece igual sempre, por exemplo:
Ferro e ferrugem
Floricultura
e Florista
Tema
O tema da
palavra é um elemento formado pelo radical e a vogal temática. Por exemplo:
Estud-a
Romp-e
Part-i
Afixos
Os afixos são
elementos complementares das palavras que se juntam a um radical e formam novas
palavras.
São
classificados em prefixos (aparecem antes do radical) e sufixos (aparecem
depois do radical).
Exemplos:
Prefixo: infeliz
Sufixo: felizardo
Desinências
As desinências
são morfemas acrescidos no final dos vocábulos e que indicam as flexões da
palavra. Elas são classificadas:
·
Desinências verbais: indicam as flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.
·
Desinências nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número
(singular e plural) dos nomes.
Exemplos:
Desinência Nominal: menina -
meninas (desinência nominal de número); garoto - garota (desinências
nominais de gênero)
Desinência Verbal: eu como (desinência
número pessoal do verbo "comer" que indica a 1.ª pessoa do singular
do presente do indicativo).
Vogal Temática
A vogal temática é a
vogal que se junta ao radical da palavra. Nos verbos temos três tipos de vogais
temáticas segundo as conjugações verbais.
Assim, a vogal
temática dos verbos da 1ª conjugação é o “a”. Os da 2ª conjugação é o “e”. E,
os da 3ª conjugação é o “i”.
Exemplos:
Verbo amar (1ª
conjugação)
Verbo vender (2ª conjugação)
Verbo sorrir (3ª conjugação)
Vogal de Ligação
As vogais de
ligação são elementos incluídos nas palavras para facilitar a pronúncia. Por
exemplo: maresia e bananeira.
Consoante de Ligação
Da mesma
maneira, as consoantes de ligação são elementos incluídos aos vocábulos que
auxiliam na pronúncia. Por exemplo: cafeteira e chaleira.
Processos de formação de palavras
Podemos
citar como exemplos de processos de formação de palavras a composição e a
derivação.
·
Há em Português palavras primitivas,
palavras derivadas, palavras simples e palavras compostas.
·
Palavras primitivas: aquelas que, na língua
portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.
·
Palavras derivadas: aquelas que, na língua
portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
·
Palavras simples: aquelas que possuem um
só radical. Ex.: azeite, cavalo.
·
Palavras compostas: aquelas que possuem
mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
As palavras compostas podem ou não ter
seus elementos ligados por hífen.
Como processos de formação de palavras,
podemos citar:
Haverá composição quando se juntarem dois
ou mais radicais para formar nova palavra. Há dois tipos de composição:
justaposição e aglutinação.
⇒
Justaposição:
ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou
seja, justapostos:
para-raios
corre-corre
guarda-roupa
segunda-feira
girassol
⇒ Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que
formam o composto aglutinam-se e pelo menos um deles perde sua integridade
sonora:
Aguardente (água + ardente), planalto
(plano + alto)
Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho +
acre)
·
Derivação por acréscimo de afixos
É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivadas) pela anexação de
afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e
parassintética.
⇒ Prefixal
(ou prefixação): a
palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo.
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In--------feliz
des----------leal
prefixo + radical
prefixo + radical
⇒ Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo
de sufixo.
Feliz----mente leal------dade
radical +
sufixo radical + sufixo
⇒ Parassintética: a palavra nova é obtida pelo
acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se
principalmente verbos.
En-------trist-----ecer
prefixo + radical +
sufixo
en--------tard-----ecer
prefixo + radical +
sufixo
·
Outros tipos de derivação:
Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja a presença de
afixos. São eles: a derivação regressiva e a derivação imprópria.
⇒ Derivação
regressiva: a
palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na
formação de substantivos derivados de verbos.
⇒ Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida
pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois,
alteração na forma, mas tão somente na classe gramatical.
Observe:
jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo)
mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha)
Não entendi o porquê da briga.
(o substantivo porquê deriva da conjunção porque)
Outros processos de formação de palavras:
Hibridismo: é a palavra formada com elementos
oriundos de línguas diferentes.
automóvel (auto: grego; móvel: latim)
sociologia (socio: latim;
logia: grego)
sambódromo (samba: dialeto
africano; dromo: grego)
3ª ATIVIDADE Referente às 3ª e 4ª Unidades
1ª) Sobre as
características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:
a)
Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos
centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a
vida luxuosa e triste na cidade.
b)
Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a
“arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
c)
Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos
ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
d)
O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido
como carpe diem.
e)
A poesia árcade apresentou um convencionalismo amoroso: não há variações
emocionais de um poema para o outro nem de poeta para poeta, importando mais
escrever poemas como os poetas clássicos escreviam.
2ª)
O Arcadismo,
didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:
a) com a fundação de Arcádia de Lusitana.
b) Com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da
Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.
c) Com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da
Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.
d) Pela vinda da família real para o Brasil.
e) Nenhuma das anteriores.
3ª) Leia as afirmações abaixo sobre o Arcadismo brasileiro.
I - Os
poetas árcades colocavam-se como pastores para realizarem, dessa forma, o ideal
de uma vida simples em contato com a natureza.
II - O
Arcadismo brasileiro, embora tenha reproduzido muito dos modelos europeus,
apresentou características próprias, como a incorporação do elemento indígena e
a sátira política.
III - O
tema do "Carpe diem", em que o poeta expressa o desejo de aproveitar
intensamente o momento presente, fugaz e passageiro, foi ignorado pelos árcades
brasileiros, excessivamente racionalistas.
Quais
estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
III.
c) Apenas
I e II.
d) Apenas
II e III.
e) I, II e
III.
4ª) No que diz respeito à linguagem árcade, dadas as
alternativas abaixo, assinale as que estão INCORRETAS.
I -
Promove um retorno às “virtudes clássicas” da clareza, da simplicidade e da
harmonia.
II -
prefere a ordem indireta, tal como no latim literário.
III –
manteve as ousadias expressionais do barroco.
IV –
tornou-se artificial, pedante, inatural
V –
procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade,
a)
II, III, IV
b)
I, III, V
c)
I, II, III, IV, V
d)
II, III, V
e)
III, IV, V
5ª) Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no
Brasil no século XVIII?
a)
Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus.
b) A
poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto.
c) As
amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
d) Os
poetas da época não se expressaram no gênero épico.
e)
Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo
político.
6ª) Dada a palavra “EMPEDRAMENTO”, julgue a
alternativa CORRETA.
a)
O sufixo é: ento
b)
O prefixo é: empe
c)
O radical é: emped
d)
O tema é: pedra
7ª) Quanto à estrutura das palavras, é incorreto afirmar que:
a) As desinências são morfemas que indicam as flexões
das palavras variáveis da língua. São elas: nominais e verbais.
b) As vogais
temáticas atuam como elemento de ligação entre o radical e as desinências.
c) Radical é um
morfema comum às palavras que pertencem a uma mesma família de significado.
d) Vogal ou
consoante de ligação é um morfema de origem não-eufônica, incapaz de
facilitar a emissão vocal de determinadas palavras.
8ª) O processo de justaposição, aglutinação e o
processo de derivação parassintética, estão presentes respectivamente na
seguinte alternativa:
a)
penugem – plenilúnio – despedaça
b)
maldizer – petróleo – embora
c)
varapau – enfurece – anoitecer
d)
varapau – girassol – enfaixar
e)
vaivém – pontiagudo – enfurece
9ª) Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas
pelo mesmo processo de formação de palavras.
a) espairecer, esquentar, aborrecente;
b) ciumento, namorico, amarelado;
c) couve-flor, guarda-chuva, pingue-pongue;
d) desnecessário, contramão, sociologia.
10ª) Em qual das seguintes palavras ocorre composição por
aglutinação.
a) aguardente;
b) fim de semana;
c) aguardente;
d) passatempo.
e) couve-flor.
Boa sorte e sucesso!
LINK DOS VIDEOS: https://youtu.be/tl_dB3Wns80